Prefeito Daniel, vice Sadan e Secretário Rogério participam de encontro da Fecam

Entre a segunda e a quarta-feira (11 a 13), o prefeito de Saudades Daniel Kothe, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan) e o Secretário de Administração Rogério Sehnem estiveram em Florianópolis, participando de Encontro Estadual de Prefeitos, promovido e organizado pela Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).

Quase 200 prefeitos estiveram presentes. Ao todo, o evento reuniu um público aproximado de mais de 2000 pessoas. A comitiva saudadense participou de vários debates, desde a abertura oficial até a discussão dos temas ligados ao municipalismo.

“O encontro é também um momento de troca de experiências, onde temos a oportunidade de visualizar iniciativas novas que acontecem em outros municípios e que podem ser adaptadas à nossa realidade. É um espaço de orientação também, onde a Fecam aproveita a oportunidade para debater com os municípios sobre os diferentes temas, tanto é que acontecem vários encontros paralelos. Mas, é também um momento onde discutimos o cenário político brasileiro”, pontuou o prefeito Daniel Kothe.

De acordo com o chefe do executivo, o ponto mais forte do encontro foi na quarta-feira pela parte da manhã, onde os pré-candidatos à presidência da República fizeram suas alocuções aos participantes. Estiveram participando os pré-candidatos Aldo Rebelo (Solidariedade), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Emídio de Souza (ex-prefeito de Osasco e Tesoureiro do PT, representando Lula), além de outros presidenciáveis.

Daniel enalteceu que todo esse diálogo só é possível num regime democrático. “Podemos construir uma análise do momento que o país vive e do que ele precisa. A democracia sempre é a melhor alternativa e ela sempre se constrói no diálogo”, resumiu.

O prefeito alertou também para o fato que de muitos estados brasileiros, assim como a União, não estão cumprindo as metas da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Ouvimos, inclusive, do próprio governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, que o estado mais uma vez não deverá cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal neste ano, o que é algo gravíssimo, tendo em vista tudo que foi construído com a Lei. O mais grave disso tudo é que nada acontece com aqueles entes. Os tribunais de conta acabam muitas vezes sacrificando os municípios por erros às vezes insignificantes e acabam ‘passando a mão na cabeça’ de estados e também da União”, disse.

Kothe acredita que só um choque de gestão poderá resolver a situação enfrentada pelo país. “Falta uma discussão mais profunda, do que de fato queremos dos estados e do governo central e, especialmente, enfrentar temas que são importantes para o país, como o tema da energia, da produção agrícola e agropecuária, dos transportes, da industrialização e do comércio exterior, da economia interna, da valorização do trabalhador e do salário mínimo, entre outras”, completou Kothe.

Além disso, o tema da reforma tributária foi outra pauta que movimentou o encontro. “Temos um amontoado de impostos e muitas vezes não sabemos nem a natureza que são e, por isso, é importante que o país faça uma reforma política e tributária, a fim de simplificar o tema da arrecadação e também possibilitar que os entes federados tenham um pouco mais de estabilidade na arrecadação. Com isso, se facilita o tema da fiscalização, para que haja menos sonegação e para que tenhamos uma condição melhor de cobrar impostos, mas também fazer serviços públicos de qualidade”, aduziu o prefeito Daniel.

O chefe do executivo destacou que o encontro foi positivo, onde a comitiva participou de praticamente todos os debates. “Realmente, o tempo foi bem aproveitado, com temas interessantes. Adiantamos nosso regresso ao município, pois havia algumas coisas para serem feitas aqui. Mas acredito que o encontro foi muito proveitoso e com certeza a Fecam está de parabéns por este debate e por fortalecer os municípios, que é o local onde as coisas acontecem”, concluiu Kothe.