Samae executa limpeza de filtros

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Saudades realizou, nesta semana, a limpeza de dois filtros de água, localizados na estação de tratamento do Bairro Morada do Sol.

De acordo com o Diretor da autarquia municipal, Gerson Alberto Fröhlich, o serviço foi executado pelos próprios funcionários, sendo que os materiais foram comprados diretamente do fornecedor pelo Samae, garantindo uma economia de mais de 50%.

“A empresa havia orçado este trabalho num valor de R$ 4 mil por filtro, aproximadamente. Com esse valor, conseguimos comprar o material para fazer os dois filtros e ainda sobrou um pouco para fazer este mesmo serviço na estação de tratamento na Linha Jacutinga”, explica Gerson.

Os filtros das estações de tratamento funcionam da seguinte forma: a água passa por uma camada de areia, uma camada de carvão e uma camada de pedra britada. Ao passar por estas camadas, quase todos os resíduos orgânicos são retirados da água.  A maior parte destes resíduos fica no início da camada de areia. Com o tempo, os materiais de filtragem precisam ser substituídos, o que foi feito pela autarquia.

Gerson destaca que este é um serviço necessário e importante para garantir a qualidade da água aos consumidores. “Além deste trabalho voltado a manter uma boa qualidade na água para o consumo, tivemos uma economia significativa, que gira em torno de R$ 4 mil. Como temos a mão de obra disponível, com pessoas que têm vontade e capacidade, conseguimos realizar bons serviços com menos gastos”, concluiu o Diretor.