Seminário debate desafios da educação para a próxima década

O Deputado Federal e professor universitário Pedro Uczai esteve palestrando, na noite de sexta-feira (06), na EMEF Saudades, abordando o tema “Perspectivas da Educação para a próxima década: políticas de investimento e desafios”.

O seminário foi aberto à participação de professores da rede municipal de ensino, alunos da EEB Rodrigues Alves e comunidade em geral. Fizeram-se presentes, o prefeito Daniel Kothe, a primeira-dama Liane Vitali Kothe, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretário da Educação Alison Ivonei Hoss, Diretora da EMEF Saudades Claudete Jahnel, Diretora da Educação Eliamar Corradi, além de outros secretários, colaboradores municipais e vereadores.

Em sua fala, Uczai abordou, principalmente, os impactos negativos que o congelamento de gastos imposto pela Emenda Constitucional 95/2016 trará às áreas da saúde e educação, além de trazer à discussão o descaso do Governo Federal com a educação, especialmente, no que se refere à venda do Pré-Sal a petroleiras estrangeiras, retirando da educação importantes recursos, o que trará precariedade ao ensino e dificultará o acesso das pessoas mais pobres à universidade, principalmente.

De acordo com o Secretário da Educação Alison Ivonei Hoss, a abordagem dos planos municipal e nacional da educação também elucidou pontos importantes no debate do tema. “Foram abordadas as metas e, principalmente, as dificuldades que os municípios, os estados e a nação irão enfrentar devido à Emenda Constitucional 95, que reduziu os investimentos na área da educação para os próximos 20 anos. Foi um debate muito caloroso onde os presentes fizeram vários questionamentos sobre o tema”, pontuou.

Ao final, o prefeito Daniel Kothe fez a entrega ao Deputado Federal Pedro Uczai de uma placa em agradecimento pela parceria do parlamentar junto ao município, em especial, do Programa Primeiros Passos. Kothe também apontou alguns dos investimentos já feitos pelo município, por intermédio das emendas parlamentares destinadas pelo deputado a Saudades.