Reuniões do OP são realizadas em Saudades

Durante essa semana, entre a segunda-feira (04) até a quinta-feira (07), foi realizado a primeira parte do roteiro de reuniões nas comunidades do interior de Saudades, para discussão do Orçamento Participativo para o ano de 2014.

Neste semana, as comunidades que sediaram as reuniões foram as linhas Santo Afonso, Solteiro, Alto Solteiro, Jaboticaba, Jacutinga, Nossa Senhora Aparecida, Jacutinga Alta, Santa Terezinha, Fátima (e Maipuzinho), Santo Antão, Santa Catarina, Araçazinho, Alto Maipú, Coxilha, Taipas e Tigres.

Conforme explica o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), a intenção com o OP é proporcionar igualdade a todas as comunidades do município. “Primamos por uma coisa transparente, legal e justa para todo mundo”, citou.

Sadan argumenta ainda que, com a participação das pessoas na tomada das decisões, as comunidades aprendem a organizar-se, mantendo uma constante melhoria. Segundo ele, as cifras de investimento, se somadas, concretizam um significativo repasse de recursos. “Isso representará um investimento de R$ 120 mil durante todo o próximo ano”, completou.

Para o prefeito Daniel Kothe, esses investimentos foram pensados numa forma de atender a todos os munícipes, de forma planejada, já que a distribuição de recursos será de forma gradual durante o próximo ano. “A prefeitura fará o repasse de R$ 5 mil por comunidade. A comunidade, por sua vez, terá que entrar com uma contrapartida de no mínimo R$ 1 mil”, explica.

Daniel comentou ainda que os investimentos terão que ser em bens de utilidade para a coletividade. Para os próximos anos, a ideia é continuar com o OP, priorizando os investimentos nas comunidades, para todos. “Em 2014 será o primeiro ano que estaremos realizando o Orçamento Participativo, mas queremos fazer isso também nos próximos anos”, conclui o prefeito de Saudades.

Roteiro para a próxima semana

Na próxima semana, o roteiro de reuniões é o seguinte: na segunda-feira (11), às 13:30 horas, as reuniões acontecem na comunidade de São Carlos e no Distrito de Juvêncio; às 20 horas, os encontros acontecem nas linhas Itapé e Cruzeiro.

Já na terça-feira (12), às 13:30 horas, as reuniões acontecem nas comunidades das linhas São Luiz e Guabiroba; às 20 horas, as reuniões acontecem nas linhas Lageado Pedro e Araçá.

A assembleia geral do OP acontecerá no dia 13 de dezembro, às 14 horas, na Câmara de Vereadores de Saudades. Na oportunidade, participarão os delegados escolhidos e também serão apresentados e aprovados os projetos de cada comunidade.