Samae conclui nova rede de distribuição de água

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Saudades concluiu, na última semana, a nova rede de distribuição de água.

Esta adutora leva a água retirada do poço situado no pátio da empresa Dass até os reservatórios instalados na Linha Saudades. A rede antiga levava a água deste poço a um reservatório situado na entrada do Bairro Belvedere; porém, por ser uma instalação antiga, apresentava muitos problemas de rompimentos de canos, agravado pelo fato de a tubulação passar no centro da cidade, aumentando os transtornos, além de apresentar uma vazão muito pequena.

A nova adutora instalada tem canos em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), sendo que a tubulação que leva a água até a caixa tem espessura de 110 mm e os canos que distribuem a água de volta, em Poliftalamida (PPA), têm espessura de 85 mm. Os reservatórios estão numa altura de 382 metros em relação ao poço, sendo que a adutora tem cerca de 1 km de comprimento, com retorno de aproximadamente 1,6 quilômetros.

“Esta rede foi instalada pensando no futuro. A rede que havia até o momento era de 60 mm. Com a ampliação do calibre dessa adutora, poderemos atender a demanda atual e também futura, além de facilitar a interligação de novos bairros que surgirem”, explica o Diretor do Samae Gerson Alberto Fröhlich.

Já os reservatórios instalados na Linha Saudades estão com 60% de sua capacidade. A estimativa é de que a capacidade total seja de 100 mil litros de depósito d’água. “É um investimento alto, que passa de R$ 100 mil, principalmente na rede, pois estamos usando um material de alta qualidade e que, com certeza, vai durar por muitos anos. Além disso, pelo fato de os reservatórios estarem numa altura considerável, os canos precisam ser espessos, para evitar rompimentos”, completa Gerson.

O Diretor da autarquia municipal agradece a parceria da Secretaria de Infraestrutura, na abertura das valas, estradas e terraplenagem e também à empresa Dass, que cedeu o espaço onde estão instaladas as caixas d’água.

Os investimentos foram realizados com recursos do Samae. “É o dinheiro dos consumidores sendo investido em melhorias. Vamos ter um abastecimento de água mais efetivo, com reservatórios de maior capacidade e com a possibilidade de atender as demandas que surgirem no futuro. É uma melhoria necessária e isso prova que estamos aplicando bem o dinheiro dos nossos munícipes”, conclui o Diretor Gerson.