Sala de Situação realiza encontro

Na sexta-feira (03), a Sala de Situação do município de Saudades realizou mais um encontro, onde o representante da Gerência Regional da Saúde de Chapecó, Cristiano Ilha, apresentou alguns dados referentes à infestação do Aedes aegypti no estado.

A preocupação principal da Gerência é com relação ao município de Cunha Porã, que registrou três casos de Febre Chikungunya, sendo dois destes autóctones. Santa Catarina, por sua vez, apresenta regiões com grande infestação do mosquito, fato este agravado no período de calor.

Cristiano lembra à comunidade para que elimine locais e recipientes que acumulem água, a fim de evitar a proliferação do mosquito. “Na região oeste, a maioria dos municípios são considerados infestados. As cisternas são depósitos que nos preocupam, pois são de difícil acesso e manutenção. Por isso, no mês de setembro pensamos em fazer uma ação para adequá-las com telas e tratamento químico. Pretendemos contar com o apoio de outras entidades e da população”, comenta.

Ainda, a preocupação da saúde é com o próximo verão, época em que o Aedes aegypti mais se dissemina. “Fica o alerta à população, para que elimine possíveis criadouros em suas casas, bem como fiquem atentos a sinais e sintomas das doenças e procurem a Unidade de Saúde de forma imediata”, conclui Cristiano.