Museu Público de Saudades está aberto para visitação

O Museu Público Municipal de Saudades Victorino Affonso Lenhardt, está aberto para visitação de escolas e população em geral. O museu iniciou suas atividades em 20 de junho de 1990, mas foi criado oficialmente pela lei n°668/1991, em 10/12/1991.

Possui mais de 600 itens à mostra, que remontam à colonização de Saudades e região. O município de Saudades possui mais de 80 anos de colonização, predominantemente de cultura alemã; os objetos que se encontram em exposição recontam a história do nosso povo: suas ferramentas de trabalho na agricultura, seus utensílios domésticos, material de escritório e de casa que remontam à história de como era antes da era da informática.

“O museu tem a importância de guardar a história dos que nos antecederam, nos quais guardam as nossas origens culturais e étnicas, visualizando o caminho percorrido e as transformações. Nessas ferramentas e documentos, nossos antepassados deixaram suas marcas, construíram suas vidas, e assim, com suas mãos e ações, ergueram esse município onde outrora predominava meio natural”, frisa o coordenador do museu, Adriano Michelotti Rodrigues.

O museu fica aberto nas quartas-feiras à tarde, quintas e sextas o dia todo, no horário das 7:30 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:30 horas. A Secretaria da Educação atualmente é responsável pelo museu, por intermédio do Secretário Alison Ivonei Hoss, que possui formação em História. E o coordenador do museu, atualmente, é Adriano Michelotti Rodrigues, mestrando em história pela UFFS.

Visitas de escolas ou grupos maiores podem ser agendadas na Secretaria da Educação, pelo número 3334-0127.