Hospital de Saudades realizou mais de 240 cirurgias ortopédicas em um ano

A Administração Municipal, neste ano, implantou uma política nova de auxílio ao Hospital Beneficente de Saudades.

Atualmente, a prefeitura repassa, mensalmente, R$ 34.600,00 para manutenção de equipe; mais R$ 37.400,00 por mês para o plantão médico e mais aproximadamente R$ 20.000,00 para a realização de cirurgias. “O valor que a prefeitura repassa hoje supera a cifra de R$ 1,1 milhão por ano. Assim, esse recurso cria resultados”, comenta o prefeito Daniel Kothe.

Além do aporte financeiro, o principal avanço foi na área das cirurgias ortopédicas. “De novembro de 2017 a novembro de 2018, foram realizadas 240 cirurgias, todas elas via SUS, ou seja, 100% gratuitas aos pacientes. O estado paga uma parte e o município faz a contrapartida”, explica o chefe do executivo.

Com isso, além da equipe composta por 6 médicos plantonistas, o Hospital conta com mais 5 cirurgiões – sendo 2 na área da ortopedia, 2 na área de cirurgia geral e 1 na especialidade ginecológica – além de 2 médicos anestesistas e uma equipe interna composta por 31 profissionais. “Este trabalho, que viemos realizando em parceria com o Hospital, parece agora que tomou rumo. O Hospital recebeu melhorias, estão sendo feitas reformas, as entidades estão participando e se envolvendo, as pessoas podem participar por meio da autorização do débito em conta nas faturas de energia elétrica e água, com um valor até R$ 10 por mês e, com tudo isso se juntando, temos visto uma melhora significativa e acredito que é a primeira vez na história recente que o Hospital está tendo sustentação financeira, ao mesmo tempo que presta um bom serviço”, completa Kothe.

Somado aos serviços tradicionais de urgência e emergência, o Hospital presta cirurgias de joelho, ombro e punho, cirurgias gerais e ginecológicas. “Isso é muito bom, é uma referência, com uma média de 20 cirurgias por mês. Isso é excelente, estamos no caminho certo e a perspectiva é de que melhoremos estes quadros. Futuramente, queremos trazer outras cirurgias para cá, oferecendo este serviço também para os municípios da região, via o consórcio do CIS/Amerios”, finaliza o prefeito Daniel.