EMEF Saudades recebe mostra do projeto “Fragmentos da Memória: História e preservação do patrimônio cultural do oeste catarinense”

A Escola Municipal de Educação Fundamental de Saudades recebeu, na quarta-feira (07), a exposição do projeto “Fragmentos da Memória: História e preservação do patrimônio cultural do oeste catarinense”. A mostra foi realizada numa parceria entre os museus dos municípios de Pinhalzinho e Saudades.

A Diretora da EMEF, Claudete Jahnel, destaca que este foi um momento de reflexão, possibilitado aos alunos, sobre história, principalmente, a cultura e colonização dos municípios da região. Acompanharam a palestra os alunos dos quartos e quintos anos da escola.

“É um prazer receber os representantes dos museus para fazermos esta retrospectiva, de como foi e como é hoje a realidade dos municípios da região. Então, é um registro importante para conhecermos a evolução da nossa história”, destaca Claudete.

A exposição conta com quadros, fotos e material audiovisual, além de uma cartilha de apoio didática, que é distribuída aos participantes. “É uma atividade diferente e a exposição traz muito conhecimento para a escola, pois é importante repassar isso para os nossos alunos, que estudam a história da colonização da nossa região e do nosso município”, completa Claudete.

O Secretário da Educação Alison Ivonei Hoss afirma que a atividade possibilita levar conhecimento e aprendizado sobre a memória e história local e regional. “Na minha avaliação, é uma atividade de extrema importância para que as nossas crianças aprendam, gradativamente, a nossa história, o que aconteceu no passado para que também possam ter um conhecimento maior sobre o futuro”, aduz.

Sobre o projeto

O projeto “Fragmentos da Memória: História e preservação do patrimônio cultural do oeste catarinense” tem por objetivo realizar a pesquisa e a produção de materiais de apoio didático, exposição em painéis e oficinas de educação patrimonial, apresentando aspectos históricos e culturais da formação da região oeste catarinense e do município de Pinhalzinho.

A iniciativa foi apresentada pelo Museu Histórico de Pinhalzinho, ao Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, edição 2017, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC).