Alunos da CFR de Saudades apresentam projetos

Na quinta-feira (22), os alunos do 3º ano da Casa Familiar Rural de Saudades apresentaram seus projetos profissionais de vida. Os trabalhos são requisito básico para aprovação no Curso Técnico em Zootecnia, ofertado pela instituição.

Neste ano, 13 alunos fizeram a apresentação de seus trabalhos. De acordo com a professora e coordenadora dos projetos, Síntia Gabriel Hoss, o objetivo é fomentar a implantação do que os alunos aprenderam no decorrer do curso na propriedade da família, a fim de melhorar alguma atividade existente ou mesmo visando novas atividades, a fim de viabilizar a permanência do jovem no campo.

“Desses 13 jovens, 6 foram contemplados com recursos do Instituto Souza Cruz, que auxilia os projetos, inclusive já em implantação. Outros projetos que não foram contemplados também estão sendo implementados. Acreditamos que, desses alunos que estão se formando, a grande maioria permanecerá na propriedade. É uma turma que vai render bastantes sucessores para a região”, frisou Síntia.

O aluno Rudimar Worma, que apresentou seu projeto com foco no sistema silvipastoril, comenta que pretende continuar na propriedade após se formar na CFR. “Já conversei com meu pai e o meu plano é a sucessão, também pelo que eu já tenho em mãos para ser trabalhado em termos de capital. Todas as decisões, procuro conversar com meu pai e é assim que chegamos num diálogo, viabilizando a continuidade do trabalho na propriedade”, comentou.

A formatura dos alunos do 3º ano do Curso Técncico em Zootecnia da Casa Familiar Rural de Saudades acontecerá no dia 22 de dezembro, na sede da Assepumu, com início às 19 horas.