Administração inaugura ponte sobre o Rio Araçá

A Administração Municipal de Saudades, por meio da Secretaria de Infraestrutura, realizou na noite de quarta-feira (05), a inauguração da ponte construída sobre o Rio Araçá, entre o Distrito de Juvêncio e a comunidade de Linha Araçá.

A obra teve investimentos aproximados de R$ 100 mil, com recursos advindos da municipalidade, bem como a mão de obra, totalmente de colaboradores da Infraestrutura. No local, anteriormente, havia somente tubos e, a cada chuva, o acesso ficava interrompido.

Estiveram presentes no ato de inauguração, o prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, secretários Diego Zafari (Assistência Social) e José Ricardo Ternus (Saúde), vereador Nestor Hickmann, colaboradores do DMER e moradores locais.

Conforme o morador da Linha Borevi, Rafael Schmitz, esta era uma obra há muito tempo solicitada pela população, uma vez que grande parte das famílias têm produção de suínos, aves e leite. “Era uma necessidade grande que tínhamos, para deslocar o produto, pois quando chovia, precisávamos fazer uma volta grande. Agora, isso vem para melhorar o transporte de forma geral”, destacou.

Além disso, a nova ponte traz mais segurança aos usuários. “Muitas vezes a gente se arriscava passando por cima, colocando até a vida da gente em perigo. Agora, podemos ficar sossegados. Choveu, a gente passa tranquilamente”, completou Rafael.

O Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner, por sua vez, falou sobre a felicidade em concluir mais uma importante obra. “Estamos conseguindo, aos poucos, resolver os problemas crônicos que tínhamos, principalmente no que diz respeito a esta parte de infraestrutura, onde existiam pontilhões muito pequenos. Agora, realizamos um planejamento e estamos executando estas pontes. O que mais nos alegra é ver a satisfação da comunidade”, aduziu.

Na região, há inúmeras propriedades dedicadas à suinocultura, avicultura e bovinocultura leiteira, sendo que a estrada é bastante usada. “O povo está feliz e, com isso, também nos sentimos realizados”, completou o Secretário Flávio.

Para o vice-prefeito Sadan, o local, que antigamente apresentava muitos problemas devido à infraestrutura precária, agora conta com uma ponte de qualidade. “É uma estrada que tem muito tráfego de caminhões e moradores da região e era necessário tomar uma atitude. Dentro do nosso planejamento que temos de fazer e fazer bem feito, era necessário construir uma ponte naquele local e não mais fazer a reforma dos bueiros. Esta era uma necessidade do pessoal da comunidade e de todos que precisam daquela estrada”, pontuou.

Sadan disse ainda que o intuito da administração é resolver problemas de forma definitiva. “Assim o nosso governo vem trabalhando, para cada vez mais resolver o maior número de problemas para que eles deixem de existir e a nossa população seja contemplada com melhorias. Há um planejamento e, no próximo ano, vamos retomar a construção das pontes em concreto”, completou o vice-prefeito.

Até o momento, foram finalizadas 25 pontes em alvenaria. A meta é executar 40 pontes em concreto até 2020. A sequência para retomada na construção de pontes já está definida para 2019.

De acordo com o prefeito Daniel Kothe, além de melhorar a acessibilidade, o intuito destas obras é reduzir custos de manutenção para o poder público. “Na maioria destes locais, ou as pontes estavam em péssimas condições ou às vezes eram tubulações que estavam dentro do rio, como era neste caso e em cada chuva havia a necessidade de fazer a reforma”, comentou.

Por fim, Kothe se disse feliz com a presença da comunidade local e agradeceu as equipes de trabalho, em especial, das secretarias da Agricultura e Infraestrutura. “É importante podermos avançar, passo a passo, conquistando melhorias para a nossa comunidade saudadense”, finalizou o prefeito de Saudades.