II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Administração Municipal e Secretaria Municipal de Assistência Social, realizaram a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na sexta – feira, dia 29 de março, na sede do Centro de Idosos.

Estiveram participando da conferência conselheiros municipais, idosos dos grupos, autoridades municipais, servidores públicos e comunidade.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes e segunda dama Zenaide Prestes, presidente da Câmara de Vereadores Elizeu Kreutz e Vice Presidente do Conselho Municipal do Idoso Rogério Sehnem.

A conferência teve como Tema central: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas.

Sendo que o tema foi apresentado em forma de palestra pela Sra. Roselaine Camati, facilitadora da conferência, que fez uma breve apresentação da temática aos presentes.

Na sequência, os grupos discutiram os eixos temáticos abaixo, bem como formularam propostas a nível municipal, estadual e federal.

1)Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

2)Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

3)Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

4)Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Ao final, foram escolhidos como delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa:

• Representantes Não Governamentais (Sociedade Civil):

Titular: João Ildefonso Thiesen

Suplente: Osmundo Kunzler