GPS Rural é Lançado no Município de Saudades

O programa GPS Rural já está em funcionamento no município saudadense.  O programa está disponível no aplicativo chamado OSMAnd. que pode ser baixado, de forma gratuita, clicando aqui

O GPS Rural é um sistema de georreferenciamento de estradas e propriedades rurais. Todas as propriedades foram mapeadas e cadastradas em um sistema que armazena, de forma sigilosa, dados como o nome da propriedade, nome da estrada rural e nome da comunidade. Esse mapeamento inclui todas as estradas e acessos às propriedades, igrejas, campos de futebol, entidades, escolas e pontos turísticos. No total, já são mais de 1000 locais cadastrados no município.

Com esse cadastramento, cada propriedade rural recebeu um número de identificação e é por meio desse número que a propriedade será localizada no GPS, ou seja, no mapa a ser acessado pelo aplicativo aparecerá somente o número que corresponde à propriedade, o nome do morador e demais dados estará disponível apenas para a Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. Por esse motivo, a prefeitura municipal, em parceria com a secretaria da agricultura, confeccionou placas de identificação, contendo o número da propriedade, o nome da comunidade e a logomarca do município, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A partir de dezembro, todos os proprietários rurais poderão retirar, gratuitamente, sua placa de identificação junto à Secretaria da Agricultura. Essa placa deverá ser colocada em algum lugar visível, próximo à residência.

De acordo com Alexandre Schuh, secretário municipal da agricultura, esse é um programa inovador que vai beneficiar muitas famílias. “Cada casa, cada estrada está mapeada e cada agricultor estará recebendo, gratuitamente, essa ferramenta inovadora”, declarou. Além disso, o secretário frisou a importância dos proprietários rurais aderirem à ideia: “Em caso de sinistro, onde será necessário acionar a Polícia ou o Corpo de Bombeiros, para informar a localização, será necessário somente comunicar o número da propriedade que estará na placa. Da mesma forma para informar a localização dos campos de futebol e das comunidades, facilitará para que as pessoas consigam encontrar o local”, completou.

Segundo o sargento Marco José Müller Menezes de Oliveira, Comandante do Grupamento de Polícia Militar de Saudades, esse programa proporcionará mais agilidade no atendimento às ocorrências no interior do município. “Uma grande dificuldade dos moradores da área rural é informar, com precisão, o local da sua propriedade, pois usam referências conhecidas somente pelos moradores locais. Grande parte dos policiais mora em outras cidades, dessa forma, não conhecem a área rural do município, até mesmo os que trabalham e moram há anos na cidade têm dificuldade em localizar as ocorrências devido à extensa área rural do município e, com esse novo recurso, esse problema será sanado. A PMSC também lançou, recentemente, um aplicativo chamado PMSC Cidadão, onde o munícipe cadastra seus dados pessoais e seu endereço, utilizando o número do GPS Rural, e pode acionar a polícia pelo aplicativo”, afirmou o sargento.

Para o Sargento Bombeiro Militar Evandro Luiz Rios, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Saudades, o GPS Rural é um excelente programa para a corporação, porque vai agilizar o deslocamento e, consequentemente, o atendimento. “Quando houver ocorrência em alguma propriedade, com as coordenadas repassadas ao aplicativo, a rota será imediatamente traçada. Parabenizamos a administração municipal e os demais envolvidos na articulação do programa GPS Rural que, com certeza, só vem a melhorar todas as formas de atendimento do Corpo de Bombeiros”, destacou Evandro.

Daniel Kothe, prefeito municipal, considera que a aquisição desse programa é de grande relevância para a sociedade: “O GPS Rural é uma ferramenta importantíssima para o momento que estamos vivendo, pois complementa o endereço do cidadão e da cidadã que reside no meio rural”.

Portanto, o programa GPS Rural é uma ferramenta que deverá garantir mais segurança às comunidades rurais, mais agilidade para o atendimento dos serviços de segurança e socorro, pois 100% das estradas estão georreferenciadas e as informações são precisas.

Para baixar o aplicativo e obter mais infomações sobre o funcionamento do GPS Rural, clique aqui.