Projeto: Na Escola Aprendemos, No Trânsito Convivemos

A semana nacional do trânsito é comemorada, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro. O período é marcado por diversas ações que objetivam conscientizar os usuários do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, ciclistas ou pedestres.

Na escola, o tema não passa despercebido. Não fosse a pandemia do coronavírus, neste ano as crianças do CEI Pequeno Príncipe participariam de um projeto que envolve descontração e muito aprendizado. A boa notícia é que o projeto será desenvolvido em outros anos, fazendo com que mais crianças vivenciem situações comuns do trânsito e aprendam, de forma lúdica, a ter um comportamento seguro ao circularem em veículos ou a pé.

O projeto, intitulado como “Na Escola Aprendemos, No Trânsito Convivemos”, prevê, de forma lúdica e recreativa, com palestras, atividades interdisciplinares, videoaulas em forma de cinema, passeios, visita à autoescola e atividades no minitrânsito, informar e conscientizar os alunos acerca dos cuidados, responsabilidades, regras e perigos de todos os envolvidos no trânsito, bem como fazer com que as crianças propaguem o conhecimento adquirido, servindo como agentes educativos nas suas famílias e, consequentemente, no meio social em que vivem.

Anexo à quadra coberta do CEI foi construída a minicidade do trânsito, com pista de trânsito, placas de sinalização, faixa de pedestres, lombadas, ciclovia, bicicletas e minicarros. Nesta pista os alunos terão oportunidade de vivenciar, na prática, o que aprenderam nas etapas anteriores. Esta atividade irá simular as situações reais do dia a dia, inclusive com agentes de trânsito fiscalizando se os comportamentos estão adequados.

De acordo com André Back, professor idealizador do projeto, essa atividade foi pensada a partir da realidade em que os alunos estão inseridos. Apesar de Saudades ser uma cidade pequena e tranquila, nos últimos anos constatou-se que houve um aumento significativo no número de pedestres e veículos, o que, consequentemente, gerou um maior número de acidentes. O assunto tem sido debatido entre as crianças que, diariamente, estão em contato com o trânsito, seja dentro do ônibus, do carro, andando de bicicleta ou caminhando. “Esperamos que, ao final desse projeto, possamos entregar à sociedade alunos mais responsáveis no trânsito, não só alunos, pois temos consciência de que, no futuro, eles serão pedestres e motoristas, ou seja, estarão diretamente atuando no trânsito e, ensinando-os desde cedo, estaremos contribuindo para formarmos bons motoristas para o futuro. Além disso, as crianças levarão o conhecimento adquirido para além da escola, propagando a conscientização aos seus familiares, motivando-os a dirigirem de maneira mais defensiva”, destacou o professor.

O projeto estima beneficiar, nas diversas atividades desenvolvidas no projeto, 507 crianças, com idade entre 3 e 7 anos, que frequentam as escolas do município. As expectativas são de que, ao final do projeto, os alunos saibam se comportar de maneira correta e segura nas mais diversas situações em que estiverem envolvidos no trânsito e que saibam reconhecer, ainda que minimamente, a sinalização de trânsito e suas interpretações.

“Nosso agradecimento à Administração Municipal, que nos deu suporte financeiro para podermos adquirir os carrinhos e montarmos toda a estrutura necessária para a minicidade do trânsito, aos que nos ajudaram na pintura e aos profissionais da escola que auxiliaram na elaboração e construção da estrutura física que integra o projeto”, finalizou André.