Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural reúne-se em Saudades-SC

Ocorreu no dia 22 de abril no auditório da Associação Comercial e Industrial de Saudades-SC e Cunhataí-SC (ASISC), reunião do Conselho Municipal da Agricultura, respeitando os protocolos sanitários vigentes.

Logo após convocação dos conselheiros pelo presidente do conselho e Secretário Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Darci Pedro Thome, foi apresentada a pauta, que foi a seguinte:

• Apresentação dos membros do novo conselho;
  • Prestação de contas da estiagem e futuras ações;
  • Discussão e avaliação dos programas existentes;
  • Novos programas;
  • Assuntos relacionados a agricultura e Administração Municipal.

O Prefeito Municipal, Maciel Schneider participou da solenidade, empossando os membros do Conselho Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, seguindo o regimento interno. Em seguida agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância de fazer parte desse valoroso conselho.

O Secretário Municipal da Agricultura, Darci Thome, convidou o Tesoureiro do município, Jaime Koch que explanou sobre os números gerais do município e principalmente sobre o orçamento aprovado para a Secretaria da Agricultura em 2021.

Na sequência a Epagri explanou sobre as ações do escritório local e da importância dos agricultores dirigirem-se ao escritório em busca de orientações quando necessário, principalmente acerca dos programas disponíveis pelo governo do estado.

Seguindo, o Secretário Darci esclareceu de que forma o orçamento será utilizado em 2021, relatando também a preocupação da Secretaria a respeito da estiagem que assola o município desde 2020.

Salientou que foram recebidas da Defesa Civil, 11 reservatórios de água para consumo humano, que serão instalados nos próximos dias. Em virtude da falta de planejamento e controle nas entregas efetuadas em 2020, no qual alguns reservatórios foram entregues com as litragens incorretas aos destinatários, sendo necessário no momento, todo um novo mapeamento até a correta identificação do problema, além de outras divergências, infelizmente ocasionando assim, atraso na instalação dos mesmos.

Também foi recebido via Defesa Civil, um kit motorizado para transporte de água, composto de dois reservatórios de 5 mil litros cada, (já em operação no município), bem como, foi recebido um montante de R$ 50 mil reais da Defesa Civil, valor esse já destinado para a aquisição de um tanque para abastecer as propriedades, sendo que será limitado à 5 cargas de água por produtor, conforme deliberou o conselho.

O Prefeito Maciel lembrou que foi aportada uma contrapartida para a compra do tanque de aproximadamente R$ 40 mil reais.

Na sequência foram abordados assuntos como:

• Enterro de Animais, que seguirá sendo efetuado pela municipalidade.
  • A continuidade do Programa Terra Forte com auxílio no transporte de calcário.
  • Implementação do Programa de Fruticultura no qual a municipalidade pretende adquirir 02 mudas de pêssego e em contrapartida o produtor também adquire plantas na mesma proporção.
  • Internet Rural de Fibra Ótica (já com o mapeamento agendado) a municipalidade pretende disponibilizar as linhas mestras para posterior adesão dos produtores que assim o desejarem. Internet via Rádio, avaliar a respeito da melhoria na rede onde estiver funcionando bem.
  • Programa Porteira Adentro será disponibilizado o valor de R$ 400 mil reais, após estudo acerca da distribuição e aprovação do mesmo.
  • Programa de Nitrogênio teve sua continuidade aprovada da forma atual.
  • Programa de incentivo a Inseminação Artificial sofrerá alterações, com redefinições após estudo a respeito da melhor forma do produtor receber o incentivo, (sêmen ou em dinheiro) com regulamentação de tetos de gastos.
  • Programa Rebanho Forte, que dispõe de subsídios para os produtores certificarem seus rebanhos leiteiros, será também reformulado visando incentivar uma maior certificação, no qual a municipalidade colocou-se à disposição para realizar o credenciamento dos veterinários.

Ao final o Prefeito Maciel novamente agradeceu e ressaltou a presença de todos, do mesmo modo agradeceu a presença o Secretário Darci, dando por encerrada a reunião.