04 de Maio – Dia Internacional do Bombeiro

O dia 4 de maio foi instituído, a partir do ano 1999, como o dia internacional do bombeiro após a validação de uma petição através de inúmeros e-mails relativos à morte trágica de cinco bombeiros num incêndio na Austrália.

 

E também, hoje é o dia de São Floriano e por este ser considerado o padroeiro dos bombeiros, constitui um elemento simbólico muito importante neste dia internacional do bombeiro.

 

No século III d.C, nem bombeiros existiam ainda, ou pelo menos com este nome, São Floriano era visto como um protetor contra as inundações. Por ser um homem de águas, São Floriano foi reconhecido como protetor dos incêndios e padroeiro dos bombeiros. Na altura, conta a história que devido aos constantes incêndios que sempre assolaram as habitações das aldeias da sua região, São Floriano terá criado um pequeno destacamento de legionários para estarem permanentemente prontos para o combate aos incêndios. O nome deste agrupamento de homens ficou conhecido como “combatentes do fogo”.

 

Neste dia presta-se uma homenagem a todos os bravos bombeiros que deram e que dão as suas vidas para salvar a vida dos outros. Uma das formas de agradecer aos heroicos bombeiros e de celebrar esta data é usar uma fita azul e vermelha, já que o símbolo do Dia Internacional do Bombeiro é uma fita azul e vermelha de 5 centímetros de comprimento por 1 centímetro de largura, onde o vermelho representa o fogo e o azul a água, sendo que as duas cores são conhecidas mundialmente como representações de serviços de emergência.

 

Em sinal de respeito e de tributo aos bombeiros falecidos, soam-se alarmes de incêndio por 30 segundos, ao meio-dia do primeiro domingo de maio, seguindo-se um minuto de silêncio.