25 de maio – Dia do Trabalhador Rural

A comemoração do Dia do Trabalhador Rural foi instituída pela Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964.

No dia 25 de maio de 1963, falecia o deputado federal Fernando Ferrari (1921-1963), um dos políticos mais engajados na busca dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais. A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria.

Posteriormente, em 1971 foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11, que ficou conhecida como Lei Fernando Ferrari, em homenagem ao parlamentarista, que buscava conciliar a Lei do Funrural, direitos previdenciários aos assalariados rurais e agricultores familiares.

O Brasil sempre teve na agricultura, no extrativismo e na pecuária suas maiores fontes de riqueza.

• Tudo que chega a nossa mesa, provém de sua natureza.
  • Mas, a sua transformação tem a ver com a sua ação.
  • Desde o preparo da terra, o seu trabalho encerra toda sua dedicação.
  • Na pecuária ou agricultura, mesmo sem grande estrutura, ele garante a produção.
  • Construindo com qualidade uma agricultura forte, de Leste a Oeste, Sul e Norte.
  • Alimentando a nação e o mundo através de uma semeadura com dedicação.
  • Cuidado com o solo e com a vida que conduz.
  • Cultivando amor pelo que faz e orgulhando a todos pelo que produz.

O Prefeito Municipal, Maciel Schneider, parabeniza a todos os Trabalhadores Rurais, “homenageamos a todos aqueles que se dedicam, com amor e simplicidade, à atividade rural, cultivando a terra, produzindo, nos alimentando e tornando a nossa economia cada vez mais forte.” Parabéns!