Município de Saudades-SC participa de mutirão de Cirurgias Oftalmológicas

A Secretaria Municipal de Saúde participou na última semana, no Hospital Santa Casa Rural em São João do Oeste-SC de mais um Mutirão de Cirurgias de Catarata. O mutirão é uma parceria com a Secretaria Municipal e Secretaria Estadual de Saúde.

Foi o primeiro mutirão do ano e atendeu 16 (dezesseis) pacientes diagnosticados previamente com Cataratas, sendo a maioria em ambos os olhos e 10 ( dez ) que necessitavam realizar limpeza das lentes, este procedimento é chamado Capsulotomia Yag Laser.

No mutirão foi atendido toda demanda que estava em espera. Os pacientes que realizaram cirurgia de Cataratas terão direito a um retorno dentro de 45 dias onde receberão nova avaliação e indicação (receita) para adquirir óculos.

Os mutirões ocorrem de duas a três vezes no ano, e dependem da aprovação da Secretaria de Estado da Saúde, a qual realiza análise da demanda reprimida e da disponibilidade financeira.

Pessoas que tiverem necessidade de fazer esses procedimentos por indicação médica deverão procurar o setor TFD/SUS que é responsável por esses encaminhamentos.

Parabéns a todos os envolvidos nesse mutirão, viabilizando assim atender a necessidade desses munícipes.