Orientações e avaliação de saúde bucal foi realizado nas escolas em Saudades

No mês de abril, a Secretaria de Saúde, através do Setor de Odontologia realizaram nas escolas Pequeno Príncipe, Carlos Werlang e João Batista Fleck, orientações e avaliações de saúde bucal. Cuidar dos dentes não é apenas uma das muitas tarefas que temos de fazer ao longo do dia, é, também, um ato de autocuidado e uma das primeiras responsabilidades que temos de assumir na vida.

Como todas as responsabilidades, cuidar da saúde bucal é algo que não é aprendido de uma vez, muito pelo contrário, a consciência de que não escovar os dentes é prejudicial para a nossa saúde é construída aos poucos e vai amadurecendo com a gente.

O objetivo desta ação, através do Programa Saúde na Escola (PSE), foi a prevenção de cáries e outros problemas bucais. O dentista fez a orientação da importância da escovação e da técnica adequada para a saúde bucal.

No encontro foram distribuídas escovas e realizada escovação supervisionada com os alunos de todas as turmas do pré a nona série. Após foi realizado a avaliação bucal de cada aluno, avaliando e identificando a presença de cáries e outros problemas bucais. Assim, os alunos que apresentaram alterações cariosas, os pais receberam um recado com recomendação para agendar atendimento odontológico na Unidade de Saúde.

Grande parte dos problemas bucais é resultado da negligencia aos cuidados com a boca. Sendo assim, a prevenção é o meio mais simples, barato e inteligente de formar uma sociedade mais saudável e consciente.

Para garantir futuros adultos saudáveis que tenham o hábito de visitar o dentista regularmente é preciso fazer com que as crianças absorvam a importância da saúde oral. Para isso, é importante começar a educá-las desde a infância. Hábitos saudáveis eliminam doenças futuras.