Programa Saúde na Escola alerta crianças e adolescentes para a prevenção de doenças

O ambiente escolar é um espaço ideal para o incentivo de hábitos saudáveis e realização de ações que favoreçam o desenvolvimento integral das crianças. Nesse contexto, os Ministérios da Saúde e da Educação constituíram o Programa Saúde na Escola (PSE).

No PSE é realizado ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos e de atenção à saúde, com olhar diferenciado as vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens.

O município que adere ao programa tem como público prioritário as creches públicas e conveniadas do município; escolas rurais; escolas com estudantes em medida socioeducativas; e escolas que tenham, pelo menos, 50% dos estudantes matriculados pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Auxilio Brasil. Saudades aderiu às ações para todas as escolas do município, tanto municipais como estaduais.

No ciclo 2023/2024 são várias temáticas a ser trabalhado: Saúde ambiental; Promoção da atividade física; Alimentação saudável e prevenção da obesidade; Promoção da cultura de paz e direitos humanos; Prevenção das violências e dos acidentes; Prevenção de doenças negligenciadas; Verificação da situação vacinal; Saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; Prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; Saúde bucal; Saúde auditiva; Saúde ocular e Prevenção à Covid-19.

As ações do PSE estão sendo planejadas entre os profissionais da saúde e da educação. Isso assegura que, quando não houver possibilidade de participação de uma equipe da saúde ou mesmo de profissionais de educação, a ação possa ser desenvolvida, mesmo que por apenas um setor, pois já fará parte de um planejamento conjunto.

No ciclo anterior, Saudades ficou entre os 49 municípios que completaram 100% do PSE no Estado de Santa Catarina. Agradecemos o compromisso e dedicação de todos os profissionais envolvidos.

A prevenção sempre será o melhor caminho para a ausência da doença.

Município de Saudades/SC. O Amanhã Está Aqui!