Município de Saudades é o 4º em SC com certificação em zoonose

Santa Catarina é o quarto produtor de leite do país. Para manter e melhorar a posição, entidades buscam erradicar zoonoses como a brucelose e a tuberculose bovina para oferecer um leite mais saudável. Saudades se qualifica com 110 propriedades certificadas e 23 em certificação, alçando o 4º lugar do Estado de Santa Catarina livre das doenças.

Pela importância que o programa representa para o município, nos anos de 2021 e 2022 foram investidos cerca de R$ 250.000,00, conforme o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Darci Pedro Thome.

A brucelose e tuberculose são doenças muito nocivas ao ser humano, nesse sentido a Administração Municipal vem investindo e incentivando para que todos os nossos produtores de leite principalmente, façam a certificação. Inclusive nós aumentamos o auxílio para que realmente os agricultores se comprometam e façam a certificação completa.

O Certificado de Propriedade, é pedido pela CIDASC e realizado em várias etapas. Quem auxilia os produtores e fornece orientação são veterinários que acompanham o campo através do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA).

Zoonose

A brucelose no gado, causa abortos e queda na produção de leite; em humanos, febre, dores de cabeça, inchaço nas articulações e pode atingir o sistema reprodutivo. Pode levar a morte. Já a tuberculose, é uma doença infeciosa e afeta geralmente os pulmões, embora possa também afetar outras partes do corpo.

Para evitar prejuízos e preservar a saúde humana, a CIDASC orienta o produtor, que ao adquirir vacas, novilhas, terneiras e bezerras seja apenas com teste negativo para brucelose. Os touros de monta também precisam ser testados mesmo aqueles emprestados.