SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA AÇÕES COM GRUPO ANTI TABAGISMO

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou este ano grupo de tabagismo, o objetivo é incentivar fumantes a combaterem o vício por nicotina, um dos maiores causadores de câncer de laringe, boca e pulmão no mundo. Trabalhando principalmente com a prevenção do hábito de fumar.

O grupo segue orientação do PNCT-INCA, (Programa Nacional de Combate ao Tabagismo). Inicia-se com no máximo 12 participantes, sendo uma reunião semanal no primeiro mês e espaçando com intervalos maiores nos encontros seguintes.

Teve início no mês de setembro com 12 participantes, dos que finalizaram em dezembro apenas 1 que não conseguiu cessar completamento o hábito, e o restante, todos já estavam há mais de 60 dias sem fumar.

Trata-se de uma tarefa árdua, e a Secretaria de Saúde disponibilizou uma equipe multidisciplinar com enfermeiras, médico, nutricionista, psicóloga, assistente social e fisioterapeuta, envolvidos na ação. Mas o sucesso requer determinação e persistência do paciente em se manter firme no propósito de parar de fumar.

No próximo ano será dada continuidade aos grupos e quem tiver interesse pode estar procurando o seu agente comunitário de saúde ou a sua Unidade de Saúde para se inscrever.

Faça hoje o que vai te dar orgulho amanhã.