Instituto ICASA realiza palestra técnica para alunos da CFR
Instituto ICASA realiza palestra técnica para alunos da CFR
Com o objetivo de divulgar a forma correta de brincagem e controle de rastreamento de animais, a médica veterinária Aline Schlestein realizou na tarde de quinta-feira (05-06) uma aula técnica com alunos da Casa Familiar Rural de Saudades.
O Projeto de Identificação de Bovinos e Bubalinos no Estado de Santa Catarina – PIB-SC é parte de um sistema de identificação e monitoramento que permitirá ao serviço de saúde animal e à sociedade um maior controle e rastreabilidade da produção de bovinos e bubalinos, promovendo a segurança sanitária no Estado.
Para identificação dos animais, estão sendo utilizados um brinco plástico maior, de cor amarela, na orelha direita, e um outro menor, na forma de botão, de cor verde, na orelha esquerda.
O trabalho está sendo elaborado e coordenado pela CIDASC e executado em convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária – ICASA.
A identificação é obrigatória em todo Estado de Santa Catarina. Os produtores que não identificarem os seus animais serão fiscalizados pelos médicos veterinários da CIDASC e do ICASA, em se encontrar animais não identificados, os produtores estarão sujeitos a multa de no mínimo R$ 300,00
Quais as vantagens de participar do PIB-SC?
- Maior controle do seu rebanho e da sua propriedade;
- Ter um documento de posse dos seus animais;
- Ajudar a combater o roubo e o contrabando de animais;
- Aumenta a segurança sanitária dos rebanhos e dos alimentos produzidos;
- Facilitar a conquista de novos mercados para os produtos agropecuários catarinenses.
Maiores informações junto a Secretaria da Agricultura, CIDAS e Instituto ICASA