Instituto ICASA realiza palestra técnica para alunos da CFR

 

Instituto ICASA realiza palestra técnica para alunos da CFR

 

Com o objetivo de divulgar a forma correta de brincagem e controle de rastreamento de animais, a médica veterinária Aline Schlestein realizou na tarde de quinta-feira (05-06) uma aula técnica com alunos da Casa Familiar Rural de Saudades.

O Projeto de Identificação de Bovinos e Bubalinos no Estado de Santa Catarina – PIB-SC é parte de um sistema de identificação e monitoramento que permitirá ao serviço de saúde animal e à sociedade um maior controle e rastreabilidade da produção de bovinos e bubalinos, promovendo a segurança sanitária no Estado.

Para  identificação dos animais, estão sendo utilizados um brinco plástico maior, de cor amarela, na orelha direita, e um outro menor, na forma de botão, de cor verde, na orelha esquerda.

            O trabalho está sendo elaborado e coordenado pela CIDASC e executado em convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária – ICASA.

            A identificação é obrigatória em todo Estado de Santa Catarina. Os produtores que não identificarem os seus animais serão fiscalizados pelos médicos veterinários da CIDASC e do ICASA,  em se encontrar animais não identificados, os produtores estarão sujeitos a  multa de no mínimo R$ 300,00

 

            Quais as vantagens de participar do PIB-SC?

  • Maior controle do seu rebanho e da sua propriedade;
  • Ter um documento de posse dos seus animais;
  • Ajudar a combater o roubo e o contrabando de animais;
  • Aumenta a segurança sanitária dos rebanhos e dos alimentos produzidos;
  • Facilitar a conquista de novos mercados para os produtos agropecuários catarinenses.
 

Maiores informações junto a Secretaria da Agricultura, CIDAS e Instituto ICASA