Cuidados com a saúde bucal é tema em mais um encontro do Grupo de Gestantes em Saudades

A Secretaria Municipal de Saúde, em março, promoveu mais um encontro do Grupo de Gestantes. No encontro aconteceu uma roda de conversa com a Odontóloga Iana A. Dalla Valle Oliveira que explanou sobre cuidados com a saúde bucal na gravidez.

Durante esse período, os cuidados com a saúde bucal se tornam importantes. Os desafios hormonais e físicos podem impactar substancialmente a condição da boca. Uma rotina de higiene que inclui escovação regular, uso de fio dental e enxaguante bucal, é fundamental. Previne o acúmulo de placa bacteriana, gengivite e outras complicações dentárias.

A gestante com doença periodontal não tratada pode passar por situações como parto prematuro, baixo peso do bebê ao nascer e pré-eclâmpsia.

Também foi abordado a saúde bucal da criança. Na qual, a higienização da boca dos bebês deve ser iniciada ainda sem dentes. A responsabilidade da saúde bucal da criança é dos pais ou responsáveis. Estabelecer uma rotina de cuidados específicos e manter uma comunicação aberta com profissionais de saúde são passos importantes.

Município de Saudades/SC. O Amanhã Está Aqui!