Defesa Civil de Saudades leva estudantes no Radar Meteorológico em Chapecó

A EEB Rodrigues Alves com a Defesa Civil de Saudades foram conhecer o Radar Meteorológico em Chapecó. A visita é um trabalho desenvolvido através do Programa Defesa Civil na Escola (PDCE) que atende turmas dos sextos anos, na qual, capacita alunos e professores para atuarem na gestão de riscos e desastres com a comunidade e ao órgão municipal.

Conforme relatos, a viagem realizada na quarta-feira, dia 13, os alunos aprenderam que o Radar atende 138 municípios da região cobrindo 42% de Santa Catarina. Com o equipamento, é possível identificar instabilidades e frentes frias vindas do Rio Grande do Sul, Paraná e Argentina, prever chuva, granizo, neve e identificar direção e intensidade do vento.

Durante a visita, as crianças foram orientadas a identificar situações de risco e perigo.  Foram apresentados diversos aplicativos de previsão do tempo que emitem alerta e como devem ser utilizados de maneira eficiente.

O Coordenador Regional de Chapecó, Vilson Antonio Zamboni, destacou como é realizado os trabalhos de Proteção e Defesa Civil antes, durante e após desastres. Por meio de ações distintas e inter-relacionadas de Prevenção; Mitigação; Resposta e Recuperação para reduzir os riscos e danos sofridos pela população em caso de desastres.