LEVANTAMENTO DE OPORTUNIDADES IDENTIFICA POTENCIAIS ECONÔMICOS DE SAUDADES-SC

Estudo realizado pelo Sebrae/SC foi entregue à Administração Municipal

Localizado no oeste catarinense, o município de Saudades conta com cerca de 10 mil habitantes e tem como base econômica o agronegócio, a indústria e o comércio. Em franco desenvolvimento, o município está elencando as prioridades para indicar potencialidades às lideranças locais, investidores e empreendedores sobre as principais atividades econômicas que se configuram como oportunidades para criação de empreendimentos e realização de investimentos.

Com base nisso, o Sebrae/SC desenvolveu o Levantamento de Oportunidades, um estudo que foi entregue recentemente à Administração Municipal de Saudades. A proposta faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC.

O Assessor Geral de Planejamento e Gestão Administrativa, responsável pela Secretaria Municipal de Administração, Márcio Hart, destaca que o levantamento é fundamental para que a prefeitura faça um mapeamento do município e da região com relação a potenciais e dificuldades e, em cima disso, trabalhe políticas públicas no fomento ao desenvolvimento e consiga construir soluções. “O levantamento é vital para dar um norte e saber qual caminho tomar com base em medidas estratégicas”.

Saudades conta com o Distrito de Juvêncio, localizado na região norte do município, e é costeado pela BR-282, um importante canal de distribuição, ligando Santa Catarina ao Paraná e a Argentina. “Conseguimos, através do levantamento de oportunidades, fomentar o desenvolvimento nessa região com leitura dos potenciais que podem ser agregados na região, como possíveis indústrias, por exemplo”, salienta o Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Darci Thome.

Outro fator apontado no levantamento foi a construção de uma ferrovia que traria junto CDS logísticos e uma série de situações essenciais para o desenvolvimento do Distrito e do município. “Esse levantamento é fundamental para termos um complemento importante na tomada de decisão. É uma ferramenta para que façamos uma gestão cada vez mais eficaz, pensando no desenvolvimento do município”, acrescenta o prefeito de Saudades, Maciel Schneider.

Sobre o Distrito de Juvêncio, Schneider observa que é um fomento da atual Administração para valorizar cada vez mais os empreendedores. “Estamos desenvolvendo um projeto de ligação e pavimentação asfáltica de cerca de 25 quilômetros, para integrar a sede com o Distrito. Atualmente esse acesso se dá pela SC-160 e a BR-282 e passa por outros municípios até chegar na sede. A intenção é que esse trajeto aconteça por dentro do município, desenvolvendo novos mercados internos e fazendo com que o pessoal do Distrito valorize o comércio da sede”, acrescenta.

POTENCIAIS IDENTIFICADOS

O estudo elaborado em Saudades apontou várias atividades estratégicas com destaque para indústria de alimentos, indústria da cadeia têxtil e vestuário, indústria de calçados e indústria de móveis e subprodutos de madeira. De acordo com a consultora credenciada ao Sebrae/SC, responsável pelo levantamento, Maria Gorete Hoffmann, no que concerne à alimentos, o município pode utilizar da atividade agropecuária d para desenvolver sua economia, estimulando a geração e atraindo empresas de alimentos e de agregação de valor a atividade primária da região.

“A região possui um arranjo de produtos agropecuários que podem alavancar a indústria de alimentos no município. O volume de produção de aves, grãos, leite, frutas na região podem permitir a instalação de empresas no município”, comenta.

Com relação a cadeia têxtil e vestuário, o Maria Gorete observa que a Administração Pública pode desenvolver uma estratégia para gerar ou atrair empresas que possam ser fornecedoras para a grande empresa de confecções existente no município e estimular que o volume de pessoas qualificadas na área possa desenvolver empresas de confecções.

Já no que diz respeito a indústria de calçados, a consultora considera que o município pode definir uma estratégia estimulando a geração e a atração de empresas que atuem no segmento calçadista e de produtos esportivos. “Na indústria de móveis e subprodutos de madeira nota-se que o volume de mão de obra qualificada permite ao município se destacar na região, atuando de forma proativa para atrair empresas que estão em processo de expansão de seu parque fabril”, complementa.

O gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, salienta que o estudo é uma excelente ferramenta para identificar oportunidades de atração de empresas para o município, nortear os empreendedores locais, na identificação de negócios que podem ser estruturados na cidade com menor risco e analisar os ativos existentes na região que podem ser aproveitados para atrair ou desenvolver empresas no seu município. “É um norte para ajudar na expansão de todos os setores”, finaliza.