Município de Saudades é acometido por uma tempestade convectiva

Nesta terça-feira (11), por volta das 04h30min da manhã, o município de Saudades foi acometido por uma tempestade convectiva, que decorre da convecção (bolhas de ar quente em ascensão na atmosfera), com granizo e ventos fortes que atingiram com maior intensidade a área urbana. Ocorrência similar já havia sido registrada anteriormente na região norte do município.

Imediatamente após o ocorrido mobilizamos as equipes para fazer o levantamento dos estragos causados, bem como para iniciar os reparos de locais públicos danificados pela ação da água ou dos fortes ventos junto a Defesa Civil, DMER e DOSU.

Danos ocorreram na cobertura do CEI Pequeno Príncipe e EMEF, resultando na suspensão das aulas, por questões de segurança. Foram registrados danos em edificações comerciais, bem como, em dezenas de residências unifamiliares.

Foram distribuídos cerca de 2.000m2 de lona, para a cobertura parcial de telhados danificados pelo vento e granizo. A queda de algumas árvores e postes sobre a rede chegou a comprometer parcialmente o fornecimento de energia elétrica pela manhã. Na área rural ocorreu queda de barreiras com interdição parcial de algumas vias.

Durante o dia todo monitoramos os rios da região, que formam a bacia do Rio Saudades, que no momento encontra-se estável com tendência gradual descendente, porém, atingiu pico de 5,12 metros acima do nível normal.

O Cabo Derli Borkovski, Coordenador Regional da Defesa Civil na região da AMERIOS, em atualização da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) através do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), registrada às 17h23min informou que “o Ciclone está movendo-se para o alto mar, com isso as chuvas intensas deslocam para o centro e litoral do Estado, tendência de chuvas diminuiu para apenas 26 mm essa noite na bacia do Saudades”. Sendo que a previsão inicial era de mais 100 mm para as próximas 24h.

Ressalto a todos os concidadãos a necessidade de cautela neste momento.

Maciel Schneider

Prefeito Municipal.

Município de Saudades/SC. O Amanhã Está Aqui!