Município de Saudades-SC registra risco médio de infestação do mosquito da Dengue

No mês de novembro o departamento de combate à dengue realizou a atividade de levantamento de índice rápido para Aedes Aegypti (LIRAa). Efetuando inspeção em 278 imóveis do perímetro urbano na Sede e Distrito de Juvêncio.

Foram coletadas e enviadas 11 amostras de larvas ao laboratório, que após análise, 06 testaram positivo para o mosquito Aedes Aegypti.

Com este resultado, nosso município registra 2.2% no índice de infestação predial (IIP). Ou seja, de cada 100 imóveis, pouco mais de 2 contém foco de Aedes Aegypti, classificando o município de Saudades-SC na situação de médio risco de infestação.

A transmissão da doença é feita através da picada do mosquito Aedes aegypti que põe os seus ovos em locais com água limpa e parada. Por isso, é fundamental checar regularmente locais que podem se tornar criadouros facilmente, como vasos de planta, piscinas e caixas d’água.

Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital. Podem ocorrer, também, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele. Em algumas pessoas, a doença pode evoluir para formas graves, apresentando manifestações hemorrágicas.

Leia mais em: https://dive.sc.gov.br/index.php/dengue