Semana de prevenção a Hepatite viral

Servidores da Secretaria Municipal da Saúde participaram na manhã de ontem (23-05), do Pedágio de conscientizarão e prevenção da hepatite viral.  O pedágio é uma ação da Secretaria da Saúde e faz parte das programações do dia nacional de combate a hepatite (19-05) que tem como objetivo esclarecer a população as  causas, sintomas e procedimentos dos variados tipos de hepatite.

Mesmo a região Oeste de Santa Catarina ser uma região endêmica, com focos regionalizados a preocupação é constante.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ser provocada por abuso de bebida alcoólica, por reação não desejada de alguns remédios e por vírus. Somente a hepatite causada por vírus é transmitida de uma pessoa para outra. Esse vírus é muito resistente e pode durar de horas e dias em materiais contaminados de sangue e secreções.

Como se pega ?

A hepatite B ou C é transmitida pelo sangue. A hepatite B também é uma doença sexualmente transmissível, e muito fácil de pegar. Pessoas que não usam camisinha quando praticam sexo correm o risco de se contaminar. A gestante portadora do vírus B pode transmitir para o seu bebê, por isso da importância do teste de hepatite na gestação. O uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas, canudos de inalação tem sido uma das principais fontes e transmissão da hepatite C.

Sintomas e Evolução

Nem sempre os sintomas das hepatites B ou C aparecem. Quando ocorrem, podem apresentar: Pele e olhos amarelados, cansaço, tontura, enjôo, febre, dor na região do fígado, falta de apetite, urina escura, fezes claras. Os casos graves, quando não tratados podem evoluir para cirrose e câncer.