Prefeito Antônio e vice Edgar visitam aterro sanitário da Linha Guabiroba

Preocupados com a questão do lixo no município, na última sexta-feira, o prefeito Antônio Ulsenheimer e o vice Edgar Stein realizaram uma visita ao aterro sanitário localizado na Linha Guabiroba, interior de Saudades. O aterro é de propriedade na empresa Tucano, de Maravilha, também responsável por sua administração.

Na companhia de técnicos da empresa, Antônio e Edgar percorreram todo o local e receberam esclarecimentos sobre o funcionamento do aterro, que atende vários municípios. Até o final de 2008, o total de municípios atendidos era 25, que produziam 2.300 toneladas/mês. Ainda no final do ano, a Tucano passou a trazer também o lixo de Chapecó, porém reduziu o número de municípios atendidos, que passou a ser 10: Saudades, Chapecó, Águas Frias, Flor do Sertão, Iraceminha, Maravilha, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Pinhalzinho e Romelândia, com 3.000 toneladas/ mês. O que a equipe técnica da Tucano observou foi que o aumento de 2.300 para 3.000 toneladas/mês será por apenas 6 meses, uma vez que a previsão de vida útil do aterro sanitário é de mais 20 anos e esta diferença será reduzida.

Para continuar em funcionamento, o aterro da Linha Guabiroba passa por análises periódicas. Trata-se da verificação do sistema de tratamento de líquidos percolados, que são produzidos pelo lixo depositado no local, e análises de água mensais nos rios Saudades e córregos afluentes. Durante dois anos consecutivos (2007/ 2008) a empresa Tucano Obras e Serviços Ltda. recebeu o prêmio Fritz Müller (entregue pela FATMA), na categoria Gestão de resíduos sólidos. Outro detalhe importante referente ao aterro é que 40% do volume de resíduos sólidos trazidos até o local é reaproveitado.

Todos estes fatos puderam ser verificados pelo prefeito Antônio e vice Edgar, os quais também visualizaram o sistema de tratamento dos líquidos percolados, que após o processo de tratamento podem retornar ao meio ambiente em forma de água. Mais uma vez a empresa tem o cuidado de destinar de forma adequada esta água, a qual é depositada em uma área florestada do aterro, que possui 26 hectares.

As questões que envolvem o lixo são muito mais complexas como se imagina. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade.

Grande parte dos materiais que vão para o lixo pode (e deveria) ser reciclado. Assim, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista para uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações.

Atualmente, a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas. A tendência é que estes números aumentem ainda mais. Isso se deve ao fato de que o ganho das famílias das classes pobres está aumentando, o que necessariamente irá aumentar o consumo e, consequentemente, o aumento da produção de lixo.

O que fazer e onde colocar tanto lixo é um dos maiores desafios deste início de século. A reciclagem é uma alternativa para amenizar o problema, porém, é necessário o engajamento da população para realizar esta ação. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que, para ser reciclado, deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras e a mais simples é separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado X lixo seco). Esta é uma ação simples e de grande valor e só depende de nós.