Secretaria Municipal da Saúde promove Dia “D”

Assim como em todo o país, no dia 25 de abril, sábado, a Secretaria Municipal da Saúde de Saudades promoveu o Dia “D” vacinação contra a gripe influenza, para as pessoas da terceira idade do município, com idade de 60 anos ou mais. A unidade de saúde da sede ficou aberta o dia todo, das 08h00 às 16h30min, sem fechar ao meio dia.

Além do Dia “D”, a Secretaria tem um roteiro de vacinação para atender a todas as comunidades do interior, Distrito de Juvêncio e sede do município. O objetivo é vacinar 100% dos idosos do município. A vacinação contra a gripe é de suma importância, pois, além de proteger o idoso contra o vírus da gripe, também é eficaz contra infecções respiratórias em geral, evita as hospitalizações por doenças cardíacas, diminui o risco de doenças cérebro vasculares, de pneumonia e a mortalidade por outras causas.

No Dia “D”, realizado dia 25, foram aplicadas 38 doses da vacina contra a gripe. Aparentemente um número relativamente baixo. Porém, na quinta-feira, dia 23, ocorreu a vacinação no Centro de Convivência dos idosos da sede. Dessa forma, o Dia “D” foi a oportunidade para aqueles que ainda não haviam recebido a vacina.

Segundo levantamento da secretaria, o objetivo é vacinar 1.135 pessoas com idade de 60 anos ou mais até o fim da campanha, que se encerra dia 08 de maio.