Administração Municipal de Saudades participa de reunião com a empresa Diplomata

Na sexta-feira (15/ 06), o prefeito de Saudades, Antonio Ulsenheimer e o secretário da Agricultura, Flávio Hübner, estiveram na cidade de Xaxim (SC), participando de uma reunião com diretores da empresa Diplomata. O encontro reuniu representantes de diversos municípios, com o objetivo de buscar soluções para a crise que afeta a empresa e, consequentemente, os avicultores da região ligados à empresa.

Após a apresentação dos presentes, o diretor da Diplomata, Vitor, fez uma explanação sobre a conjuntura da empresa, o cenário da crise mundial e os reflexos causados pela crise à Diplomata. Além disso, Vitor justificou que a crise pela qual a empresa está passando também é reflexo da falta de investimentos, por parte do Governo Federal, em pequenas e médias empresas do setor, preferindo investir apenas em grandes empresas e/ou grupos.

Em seguida, Vitor anunciou duas medidas que a empresa pretende tomar nas próximas semanas: resolver o problema de abastecimento de ração nos aviários e normalizar os pagamentos aos produtores. O gerente confirmou ainda que a empresa não tem a intenção de paralisar as atividades, sendo que o abate de 215.000 frangos/dia deve continuar.

Usando da palavra, o presidente da Associação Regional de Avicultores do Oeste de Santa Catarina (Araviosc), Leonel Francisco Tidre, expôs a situação e a preocupação dos avicultores ligados à Diplomata, que ofertaram suas propriedades como garantia em bancos, na busca de financiamentos para construção dos aviários. Com os atuais problemas da empresa, os agricultores não possuem garantia nenhuma de poderem honrar com os compromissos assumidos e, dessa forma, a grande preocupação da associação em buscar soluções para os avicultores.

O prefeito de Saudades, Antonio Ulsenheimer, também demonstrou sua preocupação com a situação, ao destacar a importância da atividade para os produtores. “Os avicultores dependem diretamente dos recursos oriundos da atividade. Muitos deles não possuem uma segunda atividade que lhes garanta a subsistência. Por isso, é imprescindível solucionar o quanto antes esta situação”.

Também estiveram presentes no encontro o supervisor de fomento frango de corte, Roni; os secretários da Agricultura dos municípios de Pinhalzinho, José Lorenço Capelesso; de Serra Alta, Juvelino Tauffer dos Santos; de Nova Erechim, Ezequiel Pozzer; Valmor Klein, secretário da Araviosc; Lucianos dos Santos, diretor da Agricultura de Serra Alta; Valdecir Reitter, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pinhalzinho e Região; Sadi Solivo e Domingos Girrardi (de Nova Erechim), avicultores da empresa Diplomata; Luiz Sartori, vice-presidente da Fetaesc e diretor de Política Agrícola; Honorino Dalapossa, assessor técnico da Fetaesc; e Ledinho Curtarelli, presidente do STR de Xaxim.