Município de Saudades será contemplado com quatro poços artesianos

Entre os municípios beneficiados pela medida, estão os 14 que compõem as Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha. "Conforme relação encaminhada à SDR Maravilha, os municípios serão contemplados com no mínimo três poços artesianos cada um, totalizando 47 poços", destaca o gerente de Desenvolvimento Econômico e Agricultura da SDR de Maravilha, Genuir Bassani. Saudades e Pinhalzinho serão contemplados com 04 poços cada cidade.

Serão perfurados ao todo 320 poços artesianos, além da instalação de bombas e reservatórios de água em 94 municípios que decretaram situação de emergência. O investimento total é de R$ 11 milhões, numa parceria do Governo Federal e contrapartida da Defesa Civil do Estado. "Esta ação, é uma importante medida preventiva para redução dos impactos da estiagem" destacou o secretário da Defesa Civil Estadual.

O cronograma dos trabalhos para o lançamento dos processos licitatórios das obras já foi definido. As empresas interessadas em participar da licitação poderão se inscrever a partir do mês de março. A intenção é concluir as ações até o final de 2013.

Para o secretário Regional de Maravilha Valci Dal Maso o governo do Estado está agindo com solução duradoura para a questão da estiagem. "Com medidas eficazes de longo prazo será possível solucionar definitivamente a falta de água nestes períodos, sanando os problemas nos pontos críticos de abastecimento", ponderou Dal Maso.

Os programas compreendem quatro etapas: estudo para verificação e definição dos locais a serem perfurados por empresa especializada (através de processo licitatórios); perfuração dos poços artesianos dos locais referendados pelo estudo; aquisição de reservatório; e aquisição de sistema de bombeamento conforme definição da potência pela empresa responsável pela perfuração.

Segundo o Secretário da Agricultura de Saudades, Jacinto José Kreutz, as comunidades contempladas serão Santa Terezinha, Itapé, Araçá e o Distrito de Juvêncio. "Os poços são bem-vindos, uma vez que Saudades e a região frequentemente sofrem com estiagem, e isto vai amenizar o problema da falta de água de nosso produtor rural", frisou.

"Outras ações voltadas para este problema também vão ter atenção especial de nossa secretaria, como o incentivo para armazenamento da água da chuva em cisternas, e preservação das fontes superficiais", concluiu Jacinto.