Reunião com prefeitos do Consórcio Velho Coronel discute questão do saneamento básico

Estiveram reunidos na manhã de quinta-feira (28), no município de Pinhalzinho, prefeitos da região que fazem parte do Consórcio Velho Coronel. Entre os presentes, estiveram o prefeito de Saudades Daniel Kothe, de Pinhalzinho Fabiano da Luz, de Nova Erechim Volmir Pirovano, de Águas de Chapecó André Max Tormem, de Sul Brasil Eder Ivan Marmitt e de Coronel Freitas Mauri José Zucco.

Iniciando a reunião, foi feita uma prestação de contas da assembleia do dia 14 de janeiro, pelo assessor jurídico do consórcio, Marcos Zanella. Entre os itens apresentados, esteve em pauta a questão de licitação para baratear a telefonia fixa e móvel dos municípios que integram o Velho Coronel.

Na pauta do dia, o principal tema discutido foi a questão do saneamento básico e meio ambiente nos municípios. Foi apresentada uma proposta para realizar um projeto de saneamento de forma conjunta, a fim de tentar reduzir custos.

O prefeito de Saudades, Daniel Kothe, manifestou preocupação quanto ao assunto, haja vista à Amerios também estar se mobilizando quanto à questão, o que poderia tornar inviável o projeto junto ao consórcio. "Precisamos de agilidade no plano de saneamento municipal, para poder viabilizar outros projetos com maior rapidez", aduziu.

O prefeito de Sul Brasil, Eder Marmitt, manifestou apoio ao prefeito saudadense, no sentido de mobilizar-se o mais rápido e claramente possível a questão do saneamento. Foi feita uma proposta para os prefeitos estarem analisando o projeto apresentado pelo consórcio, sendo que em breve os prefeitos estarão se manifestando sobre o tema.

O assessor jurídico ainda expôs a questão do recolhimento de lixo, sendo que ele propôs a criação de dois aterros, localizados estrategicamente em posições geográficas que favoreçam o acesso. Daniel pediu cautela quanto à esse aspecto, pois a legislação ambiental requer um estudo para evitar problemas futuros.

O prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, propôs que se faça uma reunião entre Amerios, Acamosc e o Consórcio Velho Coronel, para se discutir uma possível divisão de funções quanto às políticas públicas desenvolvidas por cada entidade. Para o prefeito Daniel, por esta ser uma discussão nova, ainda existem dúvidas. "Pode-se pensar em dividir os consórcios e entidades por assuntos, para dar um foco diferenciado a cada um. Temos que pensar em organizar essas políticas públicas divididas numa lógica, com a finalidade de agilizarmos o que tem que ser feito", concluiu.