Conselho Municipal de Assistência Social de Saudades realiza reunião

Foi realizada na sexta-feira (31), no auditório da prefeitura de Saudades, a reunião do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), onde na oportunidade estiveram presentes o prefeito Daniel Kothe, vice Osmar Prestes, assistente social Giley Veiga e representantes do conselho.

Na oportunidade, a assistente social Giley apresentou o plano de ações para o ano de 2013, bem como falou sobre as políticas de assistência social e a legislação das mesmas. Acerca dos programas de inclusão, Giley esclareceu a mudança de nome do antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), para Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Em sua explanação, o prefeito Daniel Kothe falou da preocupação em desenvolver atividades para as crianças permanecerem em tempo integral com uma ocupação, ou seja, estudando durante o turno das aulas e participando de oficinas no contra-turno. “Não estamos imunes a nada, estamos expostos aos mesmos riscos das grandes cidades”, disse o prefeito.

Daniel citou como exemplo o turno de 12 horas na educação infantil, dizendo que a administração tem como meta oferecer um atendimento similar, com turno integral, para crianças de cinco e seis anos também. “Hoje isso não é possível porque não temos locais suficientes para dar esse atendimento”, ponderou.

Conforme o vice-prefeito Osmar Prestes, é necessário integrar ações culturais e esportivas com a escola onde a criança estuda. “Temos que realizar um planejamento integrado com as secretarias. Não é simples, mas dá pra fazer”, falou.

Após, foram feitos os encaminhamentos do termo de aceite para o reordenamento do SCFV, sendo que a assistente social Giley realizou a apresentação dos relatórios de despesa, além de realizar uma explanação dos sistemas de gestão de informação, que detalham a situação social de cada município.