Encontro apresenta nova raça para produção leiteira

A Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária, Cresol, em parceria com a Administração Municipal de Saudades, através da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na terça-feira (23), na Câmara de Vereadores, a apresentação da raça bovina Montbéliard.

Durante a oportunidade, o Zootecnista Ildo Calegari, coordenador do desenvolvimento e divulgador da raça no Brasil, fez uma breve explanação sobre a linhagem e também tirou algumas dúvidas dos produtores rurais. Conforme Ildo, as raças – principalmente as leiteiras – sofreram uma grande evolução. “Não existe a melhor raça. O que existe é a realidade de cada região, de cada propriedade”, argumentou.

A raça Montbéliard tem ganhado grande destaque à nível mundial, pelos diferenciais que apresenta. No Brasil, não está sendo diferente, com a difusão da raça através de cooperativas que atuam nas regiões onde existe agricultura familiar.

Para o presidente da Cresol de Pinhalzinho, Cizinando Biazus, o trabalho de divulgação da raça vem ao encontro dos produtores da região. “Esse trabalho que estamos viabilizando aqui com o apoio da administração municipal, é um dos muitos trabalhos desenvolvidos em prol da agricultura em Saudades”, disse.

O Secretário da Agricultura Jacinto Kreutz agradeceu o apoio e a parceria da Cresol para realizar a divulgação da raça Montbéliard, uma alternativa aos produtores de Saudades. “É muito importante abrirmos no município a possibilidade de implantação dessa nova raça. Acredito que a Montbéliard vai ter seu espaço aqui”, frisou.

O vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), elogiou a rusticidade da raça, vindo de encontro às propriedades do município. “Eu vejo com bons olhos tudo o que vem ao encontro do nosso agricultor, pois cada propriedade tem uma realidade diferente”, ponderou.

Já o prefeito Daniel Kothe destacou a importância da inserção de novas possibilidades para a produção, principalmente da agricultura familiar. Além disso, o prefeito falou das conquistas mais recentes, como o desconto na energia fornecida por distribuidoras permissionárias, como é o caso da Ceraçá. “Tenho certeza que tudo isso acrescenta para o nosso município. Desde essas conquistas, como o desconto na luz dos nossos produtores e também de alguns moradores da cidade, bem como a busca por alternativas na produção rural”, finalizou o prefeito.