EMEF de Saudades participa da OBA e conquista seis medalhas

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOB) são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e tem por objetivo difundir o conhecimento astronômico e fomentar o interesse dos educandos pela astronomia, astronáutica e ciências afins.

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem, preferencialmente, participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. O evento ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e são realizadas toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo.

Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta no certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela.

Em Saudades, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saudades participou dos eventos no Nível 2, com as turmas do 5º do Ensino Fundamental, envolvendo  90 alunos. Destes, seis alunos foram contemplados com a medalha de bronze (nota entre 9,15 a 9,50), sendo eles: Renan Schabarum, Danieli Frey, Stéphanie Caroline Karling, Thaila Bianca Kunrath, Lara Poliana Fumegalli, Gabrieli Gomes da Silva.

“Os alunos sentem-se empolgados e envolvidos pelo conteúdo, por este ser interessante, dinâmico e prazeroso”, conclui a Diretora da EMEF, Claudete Jahnel.