Programa Pró-bezerras já apresenta bons resultados

O Programa Pró-bezerras, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura de Saudades, e coordenado pelo Técnico em Agropecuária Jones Mohr, tem o objetivo de visitar 16 famílias, produtoras de leite, com acompanhamento mensal dos índices de desenvolvimento das bezerras.

A meta é orientar os produtores, através de técnicas de pré-parto das vacas e novilhas, cuidados no nascimento, alimentação e profilaxia dos animais, baseado na possibilidades dos animais dobrarem de peso em 60 dias, bem como nas vacas Jersey atingirem 250 kg e as holandesas 350 kg aos 16 meses de idade.

Os produtores de leite que aderiram ao programa estão cientes da importância de criar bem as bezerras. “Entre os benefícios, podemos citar que as novilhas irão parir mais cedo, além da possibilidade de venda de matrizes, a participação em feiras da região e principalmente, adquirir o gosto pela atividade, transformando o manejo adequado da criação como fonte de renda da propriedade”, destaca Jones.

Os primeiros resultados positivos do programa, segundo o Técnico, já estão aparecendo. O produtor Gilberto Jank, da Linha Jaboticaba, atingiu índices técnicos acima da média, com ganho de peso diário de 1,4 kg, para uma novilha Jersey, índice considerado excelente para a raça.

“No começo, era difícil acreditar nos índices, porque pra mim era novidade. Mas agora percebemos que é possível conseguir excelentes resultados, ajustando apenas o manejo e alimentação. Estou muito contente com os resultados”, afirma Jank.