Epagri de Saudades faz balanço dos trabalhos em 2014

A Epagri de Saudades participou, na segunda-feira (15), da última sessão da Câmara de Vereadores, onde apresentou os trabalhos desenvolvidos no ano de 2014, ressaltando a importância da parceria com os órgãos do município.

Na oportunidade, foram destacados os programas governamentais, como o troca-troca de sementes de milho, calcário, Programa Juro Zero e demais projetos de crédito rural e emissões de declarações. “Na área de extensão rural, foram realizadas diversas atividades do setor leiteiro, onde a Epagri defende a produção de leite à base de pastagens perenes de verão, por se tratar de um sistema mais econômico e sustentável”, destaca o responsável pela Epagri de Saudades, Altair Gralow.

A Epagri, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Sindicato, é responsável pela gestão do Programa Nacional de Crédito Fundiário, onde além de dar o encaminhamento de novos projetos, também faz os trabalhos de vistoria e acompanhamento anual desses imóveis.

A produção de alimentos para o autoabastecimento da família rural também é prioridade, onde são realizadas oficinas de podas em árvores frutíferas, orientações sobre horticultura, preparo de fertilizantes, inseticidas, fungicidas e outras caldas caseiras.

Também a extensionista Valquíria Müller Kloh relatou as atividades desenvolvidas com jovens escolares na área ambiental, trabalho com mulheres agricultoras, apoio aos clubes de mães, produção de alimentos orgânicos, plantas medicinais, beneficiamento de alimentos, artesanatos diversos, trabalhos de valorização e de autoestima da mulher agricultora.

No final da apresentação a extensionista Valquíria recebeu uma homenagem dos vereadores pelos 28 anos de trabalho dedicados aos munícipes saudadenses, sendo que ela irá se aposentar no início de 2015.

Segundo o prefeito Daniel Kothe, a Epagri vem desenvolvendo, há vários anos, um excelente trabalho no município. “A Valquíria com certeza deixa grandes marcas de seu trabalho aqui em Saudades, principalmente nos trabalhos com clubes de mães, que hoje é uma referência, pois também trabalha com a parte social da nossa comunidade, trazendo sempre novidades e fazendo com que as pessoas se envolvam nas diferentes atividades. Queremos parabeniza-la e agradecer pelos 28 anos de dedicação, reforçando a homenagem que a câmara fez”, destacou.