Secretaria de Educação realiza capacitação para serventes e merendeiras

A Secretaria Municipal de Educação de Saudades realizou nesta quinta-feira (05), um dia de capacitação para as serventes e merendeiras que atuam nas escolas municipais, CEI’s e EMEF.

Os trabalhos foram coordenados pela Responsável Técnica em Alimentação Escolar, Emanueli Jung, com a colaboração da fiscal do setor de Vigilância Sanitária de Saudades, Varnise Kipper.

A capacitação foi dividida em três partes. Pela manhã, os trabalhos foram conduzidos pela palestrante Sirlei Rambo, da Vigilância Sanitária de Pinhalzinho, que abordou os temas higiene e manipulação de alimentos. Já na parte da tarde, a química Tânia Mara Facco apresentou os temas formas de higienização e manipulação correta dos produtos de limpeza.

Na segunda palestra da tarde, ministrada pela técnica em alimentação Emanueli Jung, os assuntos estiveram direcionados à nutrição, educação alimentar, hábitos alimentares saudáveis e legislação.

De acordo com Emanueli, “bons hábitos alimentares desde a infância levam a melhoras no desempenho intelectual durante a adolescência. Para tanto, as diretrizes da alimentação escolar determinam a necessidade do emprego da alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimentos dos alunos, em conformidade com sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica. Além disso, os cardápios deverão ser planejados para atender, em média, às necessidades nutricionais estabelecidas na legislação vigente”, destacou.

Presente na abertura do evento, o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, enfatizou ainda a importância de todos os servidores municipais na realização dos trabalhos da administração pública. “Cada setor tem sua importância, pois somos colaboradores à disposição da sociedade. As serventes e merendeiras cuidam das nossas crianças e devem estar preparadas para realizar as tarefas diárias da melhor forma possível. Por isso, são extremamente importantes os momentos de formação e capacitação disponibilizados aos servidores municipais”, finalizou.