Secretarias da Saúde e Educação de Saudades realizam ação conjunta

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia de integração dos setores de Saúde e Educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da Educação pública brasileira.

Saudades aderiu ao Programa em 2014 e, desde então, realiza atividades nas escolas, como palestra educativas na Semana Saúde na Escola, entre outras atividades. Neste ano, o tema central é “Alimentação Saudável”, cabendo também a realização de ações de práticas corporais e atividade física. As responsáveis pelo programa no município são a enfermeira Marina Lunardi e a nutricionista Emanueli Jung, das secretarias da Saúde e Educação.

Na quarta-feira (29), aconteceu um dia de sessão cinema, com filmes sobre nutrição para os alunos da EMEF de Saudades. A atividade aconteceu na Casa da Cultura, com a presença das turmas dos turnos matutino e vespertino. Já na quinta-feira (30), os alunos da EMEF de Saudades tiveram uma gincana. As atividades englobavam assuntos sobre atividades físicas e alimentação saudável e tiveram a colabora dos professores de Educação Física da EMEF.

De acordo com a enfermeira Marina, “o objetivo é transmitir às crianças, de forma lúdica, os cuidados necessários para uma vida saudável, o que se torna mais atrativo e prazeroso por meio de brincadeiras”.