Produtor de leite de Saudades é destaque em Santa Catarina

Na semana passada, a Secretaria de Agricultura de Saudades, por meio do Secretário Jacinto Kreutz e do Técnico em Agropecuária Jones Mohr, participou, na cidade de Braço do Norte – SC, junto com o produtor Leonardo Stülp, do evento da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB), que premiou os melhores animais de rebanhos registrados do estado.

A ACCB é uma entidade vinculada à Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil (ACGJB), sendo que participaram criadores e produtores de todo o estado, através de julgamentos de pista, controle leiteiro oficial e classificação linear.

“O troféu que recebemos foi em função dos resultados obtidos em lactação completa, ou seja, uma vaca com 305 dias de lactação e outra com 365 dias, na categoria duas ordenhas, que classificamos com dois primeiros lugares, e também o segundo melhor rebanho de Células Somáticas no controle leiteiro oficial com rebanho acima de 30 animais de Santa Catarina”, destaca Leonardo Stülp.

O controle leiteiro é uma ferramenta efetiva para tomada de decisões, principalmente no que diz respeito à dieta do rebanho. No controle leiteiro oficial, é feita uma amostra mensal individual de cada vaca em duas ordenhas e outra do tanque de resfriamento, de todas as vacas, pela ACCB e um laboratório credenciado, onde são analisados os quesitos.

Além das Células Somáticas (CCS), também é realizada na mesma amostra, o teor de gordura e proteína do leite, vida reprodutiva, sendo que todos estes dados são anexados no histórico da vida produtiva do animal e em seu registro genealógico. Conforme a lactação da mãe PC (pura por cruza) é possível tornar a filha PO (pura de origem) com este trabalho.

De acordo com o Técnico Jones, a propriedade Stülp já é famosa na região, devido à boa genética de seus animais e qualidade na produção leiteira. “É um trabalho de muitos anos, que traz bons resultados a nível regional e de estado”, destaca.

Jones falou ainda do Programa Pró-bezerras, desenvolvido pela Secretaria, que tem por objetivo de melhorar a genética dos rebanhos no município, através do fornecimento de sêmen com qualidade e de forma subsidiada, abastecimento gratuito dos botijões com nitrogênio e acompanhamento no manejo e alimentação animal. “São feitas visitas mensais às propriedades, acompanhando o desenvolvimento dos animais. Queremos que no futuro, mais produtores saudadenses sejam premiados”, frisou.

A Cabanha Stülp está localizada na Linha Santa Terezinha, em Saudades. É gerenciada pelos irmãos Leonardo, Paulo e Gilberto Stülp, que trabalham com desenvolvimento genético e produção leiteira. Inúmeros prêmios já foram conquistados pela família.

A propriedade é ampla e tem uma boa estrutura física e de manejo, apostando sempre na melhoria da qualidade dos animais, seja na alimentação, genética, entre outros. Assim, os proprietários já adquiriram animais importados, para desenvolver a tecnologia de transferência de embrião. “Isso possibilita a melhoria do próprio plantel, tornando-o futuramente num rebanho PO. É um investimento que já vem de vários anos”, completa Jones.

A Cabanha de Jersey Stülp aproveita a oportunidade para agradecer o apoio recebido, por parte da Administração Municipal de Saudades, para a realização desta viagem a Braço do Norte, em especial na pessoa do Secretário Jacinto Kreutz e Técnico Jones Mohr.