Ministério Público e Poder Judiciário ajudam famílias desabrigadas

Na quarta-feira (05), representantes dos Clubes de Serviço e da Administração Municipal de Saudades estiveram, na sede da Comarca de Pinhalzinho, participando de um encontro com o Juiz de Direito Dr. Márcio Preis e com o Promotor de Justiça Dr. Alexandre Volpatto.

Na ocasião, os representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, repassaram o valor de R$ 40 mil provenientes do Fundo de Penas Alternativas da Comarca, para ajudar os desabrigados na última inundação que assolou grande parte dos moradores do município de Saudades. O CTG Galpão da Amizade, também danificado pela inundação, foi contemplado com o valor de R$ 1 mil.

O Fundo de Penas da Comarca é composto por recursos obtidos nas transações penais e suspensões condicionais dos processos de crimes de menor e médio potencial ofensivo, bem como da aplicação de penas pecuniárias a condenados pela justiça.

De acordo com o Promotor, Dr. Alexandre Volpatto, o valor servirá para ajudar a comunidade saudadense, em especial as pessoas que diretamente foram atingidas. “Assim, esse valor retornará para a comunidade da comarca auxiliando inúmeras famílias que perderam tudo devido ao infausto das chuvas”, aduz.

Do município de Saudades, estiveram presentes o presidente do Rotary Club Vilson Warmling, o tesoureiro Ademir Wickert, a representante da Casa da Amizade Inês Schuh Marschal, representante do Lions e Diretor do Jornal A Fonte José Carlos Wollmann, Secretária de Assistência Social Giley Veiga e Secretário de Administração Rogério Sehnem.

O presidente do Rotary, Vilson Warmling, afirma que os Clubes de Serviço vêm desenvolvendo um trabalho de ajuda aos atingidos, em conjunto com o poder público e diversas entidades. “São muitas pessoas contribuindo e trazendo as suas doações das mais diversas formas. Solicitamos à Comarca de Pinhalzinho também auxílio e, diante disso, fomos chamados a este encontro, para escutarmos o que o juiz e o promotor tinham para nos dizer a respeito deste pedido. Tínhamos uma boa expectativa, mas o valor que recebemos nos surpreendeu, pois é expressivo. Vamos procurar fazer jus a isso e distribuir esta quantia da forma mais justa possível a todas as famílias atingidas”, explica.

Conforme Vilson, a união entre a comunidade, Clubes de Serviço e poder público está sendo essencial para a reconstrução, em ritmo acelerado, do que foi danificado no município. “Sem dúvida, a questão da solidariedade foi muito grande. Saudades está se restabelecendo em uma velocidade incrível. Todos estão fazendo sua parte e em breve tudo voltará à normalidade”, conclui o presidente do Rotary.