Programa Primeiros Passos realiza evento em comemoração aos dois anos de implantação

Foi realizado no sábado (03), na Quadra Poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), o evento alusivo aos dois anos do Programa Primeiros Passos no município de Saudades.

A tarde contou com a realização de diversas atividades, por meio do Projeto Educação Infantil em Palco e realização de Oficinas Pedagógicas pela EMEF. Autoridades, pais, alunos, profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, além da comunidade em geral, prestigiaram o evento.

Fizeram-se presentes, o prefeito Daniel Kothe e esposa e coordenadora do Programa Primeiros Passos Liane Vitali Kothe, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan) e esposa Zenaide Prestes, a presidente do legislativo Marilise Warmling e vereadores, os secretários José Ricardo Ternus (Saúde), Giley Veiga (Assistência Social) e Zeli Stein (Educação), a Diretora da EMEF Claudete Jahnel, a Diretora da Educação Eliamar Corradi, a Coordenadora da Educação Infantil Maitê Stein, presidente do Conselho Municipal de Educação Claidilene Weber e presidentes da APP’s das instituições de ensino do município.

Em sua fala, a presidente do legislativo, Marilise Warmling, disse da importância do programa para o município. “Queremos parabenizar a administração municipal por este bonito programa e contamos hoje com a presença de pais, crianças, profissionais e autoridades. Nós, da Câmara de Vereadores, também trazemos aqui o nosso aval, em ações como esta, muito importantes para a nossa comunidade”, destacou.

Conforme o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), este é um dos programas mais importantes da atual administração. “A nossa prioridade dentro da administração sempre foi a educação, porque temos um compromisso com Saudades, que tem um povo ordeiro, trabalhador, um povo que na dificuldade é solidário e companheiro e não podemos perder estes princípios, pois é isso que faz do nosso município um lugar especial”, afirmou.

A coordenadora do Primeiros Passos e primeira-dama Liane, por sua vez, lembrou do lançamento do Programa, desafiador no início, mas que, durante estes dois anos, se firmou como importante política pública. “É uma grande estrutura envolvida, física e humana. Hoje, temos mais de 850 crianças sendo atendidas, sendo mais de 200 em turno integral, com cerca de 200 profissionais envolvidos no programa. Então, é com certeza um programa pioneiro e desafiador, pois tem como objetivo uma geração melhor”, frisou.

Por sua vez, o prefeito Daniel Kothe também falou da importância do programa para as famílias saudadenses. “Acredito que este é um programa inovador, que tem trazido um conjunto de realidades novas para o processo de educação, num período em que cada dia é mais desafiador construir sistema de ensino que tenha bons resultados no processo de aprendizagem e formação da cidadania”, disse.

Kothe falou também das metas para o próximo ano, que é a conclusão da escola nova, no Loteamento Vitória, que terá mais de R$ 3,5 milhões em investimentos, além da abertura de um novo CEI no Distrito de Juvêncio e ampliação dos horários dos profissionais da saúde, como pediatra e ginecologista. “Dentro das condições e do planejamento que nós construímos, iremos avançar e progredir neste tema”, concluiu o prefeito.

Pais e mães saudadenses aprovam o Primeiros Passos

O Programa Primeiros Passos, pioneiro na região, conta com uma série de diferenciais, tais como:

• 12 horas de atendimento nos CEI’s, creches e na Unidade Básica de Saúde;
  • 6 refeições diárias;
  • Mais de 850 crianças atendidas;
  • Cerca de 200 profissionais envolvidos (professores, pediatra, psicóloga, nutricionista, entre outros);
  • Déficit zero de vagas na educação infantil.

O sucesso do Programa já está consolidado no município, tanto que, em pesquisa de opinião pública, feita com os pais dos alunos que frequentam a rede municipal de ensino, a aprovação do Primeiros Passos foi de 96%.

De acordo com Daian Bernardi, munícipe saudadense que na oportunidade falou em nome dos pais, disse da satisfação em ter sua filha participando do Programa Primeiros Passos. “Todos sabem que é um programa diferenciado a nível de país e nós, saudadenses, somos os privilegiados. Quero de uma forma muito especial agradecer a todos os profissionais que fazem o programa acontecer e cuidam muito bem das nossas crianças enquanto nós, os pais, estamos trabalhando. Quero agradecer também de modo especial a administração municipal, pela iniciativa”, destacou.

Também a mãe saudadense Marisa Haas falou sobre a satisfação com o programa. “É muito gratificante saber que nossos filhos são bem atendidos pelo projeto. As crianças, todas elas adoram frequentar as creches e isso nos dá tranquilidade para podermos ir ao nosso trabalho e saber que nossos filhos estão sendo bem cuidados. Eu só tenho a agradecer a todos os profissionais e parabenizar a equipe. Esse projeto é excelente”, concluiu.