Município elege novos Conselheiros Tutelares

Aconteceram no último domingo (04), as eleições unificadas para a escolha dos Conselheiros Tutelares em todo o Brasil. O processo, que se deu através do voto secreto e facultativo para todos os eleitores do município, também foi realizado em Saudades.

A votação iniciou às 08 horas da manhã, na EEB Rodrigues Alves e se estendeu até às 17 horas; compareceram 495 eleitores. A classificação dos candidatos eleitos para os cinco cargos de Conselheiro Tutelar ficou assim definida:

1º lugar: Edeltraut Hackenhaar;

2º lugar: Marlene Konzen;

3º lugar: Elisiane Rintzel;

4º lugar: Rejane Fischer;

5º lugar: Marli Caprine Gralow;

Na suplência, ficaram, por ordem de classificação, os seguintes candidatos: Soraia B. Lara (6º); Liane W. Bieger (7º); Simone F. M. Menzel (8º); João A. Pritsch (9º); Eloise Kist Hoss (10º); Conceição V. Lourenço (11º); Cleusa A. Schuh (12º) e Loriane Gisch (13º).

De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Gerson Alberto Fröhlich, a participação da população saudadense foi boa. “Claro, num universo de seis mil eleitores, que é o que Saudades possui aproximadamente, poderia vir muito mais pessoas para votarem. Mas como é a primeira vez que ocorre essa eleição unificada e aberta ao público, penso que foi expressivo o número de pessoas que compareceu”, disse.

Os Conselheiros Tutelares eleitos serão empossados pelo prefeito municipal no dia 10 de janeiro de 2016, tendo um mandato de 4 anos, podendo concorrer a uma reeleição. Os suplentes poderão ser chamados, em ordem de classificação, caso ocorra a desistência de algum membro eleito.

De acordo com Gerson, a avaliação da votação foi positiva. “Superamos a expectativa em número de votantes e o processo foi muito tranquilo. Agradecemos a comunidade saudadense que compareceu, participando ativamente deste momento de democracia no município”, concluiu.