Secretaria de Saúde já contabiliza mais de 600 eletrocardiogramas realizados neste ano

Exame realizado nas dependências da Unidade de Saúde da Sede, em conjunto com o programa Telessaúde–SC, a Secretaria de Saúde de Saudades, neste ano de 2015, já realizou mais de 600 eletrocardiogramas para pacientes do município.

A importância deste exame é enorme, principalmente para hipertensos, diabéticos, pessoas com problemas do coração e problemas de colesterol elevado. O exame é realizado pelo setor de enfermagem da Secretaria de Saúde, sempre com agenda, nas segundas-feiras.

Mas qual é a importância real do exame?

O eletrocardiograma (E.C.G.) avalia a atividade do músculo cardíaco e detecta possíveis alterações e distúrbios que possam comprometer à prática regular de determinadas atividades físicas.

O check-up cardiológico completa-se com um exame Ecocardiográfico, que estuda a anatomia do coração e a função das válvulas cardíacas, mostrando possíveis anomalias e distúrbios mais graves.

Estas informações são coletadas pelo cardiologista e são de grande importância para quem se inicia num programa de atividade física com segurança e responsabilidade.