Administração destaca avanços na área da segurança pública

Dentre as competências previstas na Constituição Federal inerentes à União, aos Estados e aos Municípios, a área de segurança pública está inserida nas competências estaduais. Entretanto, a atual administração de Saudades, vem intermediando, junto a esta esfera, melhorias na área para o município.

Dentre os avanços já consolidados, destacam-se melhorias na estrutura da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Entretanto, uma série de pleitos ainda estão sendo solicitados pela administração, que busca oferecer ainda mais segurança aos munícipes saudadenses.

Corpo de Bombeiros

Na área do Corpo de Bombeiros Militar de Saudades, dentre as principais conquistas, estão a destinação de uma ambulância nova e um bote salva-vidas também novo para o município de Saudades.

Ainda, foi feita a reforma do caminhão de combate a incêndios, bem como foram destinados mais Bombeiros para o município, aumentando o efetivo disponível.

Polícia Militar

Na área da Polícia Militar, dentre as principais conquistas a serem destacadas, estão a conclusão do Destacamento e a destinação de uma viatura nova para o município.

Porém, uma viatura que possui o camburão está com seis anos de uso, gerando altos gastos com manutenção, precisando ser substituída. A viatura nova serve mais para trabalhos operacionais, tendo pouca utilidade para serviços ostensivos, pois não possui o camburão.

Mas o pior problema enfrentado pela Polícia Militar no município é a insuficiência de efetivo policial, pois Saudades está com carência de policias, já que o município perdeu dois PM’s nos últimos meses, onde um se aposentou e outro foi transferido.

Esse número significa uma baixa de 30% no efetivo operacional, o que dificulta em muito a composição de escalas de trabalho, refletindo no trabalho prestado à população. O quadro atual tem um PM de serviço diário e, para atendimento de ocorrências, é necessário aguardar o reforço da guarnição de Pinhalzinho. São necessários, pelo menos, mais três PM’s para conseguir ter uma escala de trabalho com dois policiais por dia.

Polícia Civil

Apesar de significativos avanços na área da Polícia Civil, esta é uma das que mais sofrem com a falta de estrutura física.

Conforme já solicitado pela Administração Municipal, junto ao Governo do Estado, a Polícia Civil necessita a construção de um prédio novo, haja vista que o existente está em péssimas condições. Inclusive, uma parte do atual edifício acabou ruindo, em decorrência das fortes chuvas do mês de julho.

Dentre as conquistas na área da Polícia Civil, estão ainda a destinação de uma viatura nova e um veículo descaracterizado e também a destinação de uma pessoa responsável pelos trabalhos da Polícia no município.

Auxílio na área de segurança particular

O município de Saudades mantém, com a empresa Hackenhaar Serviços de Vigilância, um contrato de serviços anual de R$ 34.200,00, para auxiliar nos serviços de Segurança pública municipal.

Ou seja, o município assume, com isso, tarefas que são função do Estado mas, sem as quais, haveriam mais problemas para a população. A atuação dos profissionais da empresa se dá no sentido de coibir ações criminosas, através de vigilância durante o período noturno.

Audiência Pública debateu tema da Segurança Pública

Aconteceu no dia 27 de abril, no plenário da Câmara de Vereadores de Saudades, a audiência pública que tratou sobre o tema da segurança no município.

Estiveram presentes, dentre as várias autoridades, o prefeito Daniel Kothe, a presidente do legislativo Marilise Warmling, o vice-prefeito Osmar Prestes, o Secretário da SDR de Maravilha Valci dal Maso, o Deputado Estadual Dirceu Dresch, o representante da Polícia Militar, Sargento Valcir Schmitz, o representante da Polícia Civil Jonas Kaiser, o representante do Corpo de Bombeiros Evandro Rios, além de vereadores, secretários, representantes das diversas entidades do município e munícipes saudadenses.

A audiência foi dividida em dois momentos: no primeiro, as autoridades manifestaram-se sobre o tema, expondo os principais pontos que dizem respeito à segurança pública; em seguida, os presentes puderam se manifestar, fazendo sugestões e apontamentos pertinentes.

Apesar das diversas conquistas no setor de segurança pública, algumas melhorias ainda precisam se concretizar, pleito este que a administração deve buscar nos próximos dias, entre os principias, destacando a solicitação de aumento do efetivo da Polícia Militar e a construção do prédio novo da Polícia Civil.