Formatura do CBAE, promoção de BC’s e entrega de equipamentos é realizada pelos Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Saudades promoveu, na sexta-feira (13), a formatura do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE), promoção dos Bombeiros Comunitários (BC’s) e também a entrega de equipamentos novos à corporação.

A solenidade aconteceu na sede dos Veteranos, com a presença do prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), presidente do legislativo Marilise Warmling e vereadores, comandante do Corpo de Bombeiros de Saudades Evandro Rios, o presidente da Associação dos Bombeiros Comunitários Ademir Wickert, demais autoridades, formandos, amigos e familiares.

No CBAE, formaram-se 23 alunos, que agora estão aptos a participarem do Curso Avançado de Atendimento a Emergências (CAAE), que deve ter início em fevereiro, no município, congregando ainda uma turma do CBAE do município de Modelo e uma turma do CBAE que formou-se no mês julho em Saudades.

De acordo com o Cabo BM Rios, o edital para o CAAE deve ser lançado nos próximos dias. “No CAAE, são estudadas as mesmas matérias do CBAE, só que de forma mais aprofundada, inclusive com estágio junto com a guarnição. A pessoa vai fazendo o curso avançado e já vai trabalhando no caminhão, na ambulância, vai fazendo o estágio operacional, que são 240 horas, mais 92 horas em sala de aula”, explica.

Na oportunidade, também foi feita a promoção de 09 Bombeiros Comunitários. “O Bombeiro que atua de forma comunitária auxilia o Bombeiro Militar em eventuais atendimentos, sendo o Militar aquele responsável pela ocorrência. Mas o conhecimento repassado é muito próximo para ambas as partes”, destaca Rios.

Sobre os equipamentos, Rios comenta que foram investidos aproximadamente R$ 6 mil, via Funrebom, para aquisição de materiais para resgate aquático. A corporação de Saudades também recebeu, recentemente, um novo bote salva-vidas, com capacidade maior de transporte e motor de propulsão mais potente. “Estamos investindo em equipamentos e também na qualificação técnica-profissional. Essa é nossa missão aqui em Saudades”, completa Evandro.

O prefeito Daniel Kothe, presente no evento, parabenizou os alunos que receberam seus certificados pelo CBAE e também os BC’s promovidos, destacando a importância dos profissionais no município. “É importante reconhecermos o trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros. O trabalho realizado por todos os profissionais quando ocorreu a inundação aqui em Saudades, foi uma coisa muito lembrada e, inclusive, tivemos a oportunidade de agradecer publicamente aos Bombeiros Militares, Comunitários e Agentes de Defesa Civil. Fica registrado nosso muito obrigado a todos”, concluiu Kothe.