Mais de 150 delegados participam da Assembleia Geral do OP 2016

Foi realizada na sexta-feira (11), no Clube XV de Novembro, a Assembleia Geral do Orçamento Participativo para o ano de 2016.

Fizeram-se presentes, o prefeito Daniel Kothe e esposa Liane, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Presidente do Legislativo Marilise Warmling, vereador Alécio Jahnke, conselheiros do OP Cléo – Antônio Henn, Osmundo Schuh e Jacinto Kreutz, Secretárias Giley Veiga (Assistência Social) e Zeli Stein (Educação), vereador de Pinhalzinho Erni de Camargo – representando o Deputado Federal Pedro Uczai, assessora jurídica do município Dra. Juliana de Oliveira, além de demais colaboradores da administração e mais de 150 delegados eleitos das comunidades e bairros.

De acordo com o vereador e conselheiro do OP, Osmundo Schuh, este foi um momento importante para o município. “O OP é um projeto onde todas as comunidades são tratadas de forma igual e, desta vez, foram incluídos três bairros. Se olharmos os valores destinados nestes três anos, somando com o que as comunidades contribuíram, chegaremos a números muito expressivos”, disse.

Também a presidente da Câmara de Vereadores, Marilise Warmling, falou da importância do OP. “Este foi um dos principais projetos que nós aprovamos na Câmara de Vereadores. O dinheiro público deve ser levado a todas as comunidades, de forma igualitária, para que vocês também possam estar participando daquilo que é resultado dos impostos que vocês também produzem nas suas propriedades e nas suas comunidades”, frisou.

Para o vice-prefeito Osmar Prestes, não só o OP, mas diversas outras ações do poder público de Saudades vêm fazendo a diferença. “Esse programa é o que mais nos traz orgulho, porque vem fazendo a diferença no município. Primeiro, porque estamos fazendo isso com muita seriedade e responsabilidade e se faz isso quando se traz a comunidade para dialogar. Segundo, porque isso mostra a democracia e a igualdade, fazendo as coisas para todo mundo com responsabilidade nos atos. E se avançamos tanto na nossa administração, foi porque existe uma equipe comprometida com o município, deixando de lado ideologias partidárias e buscando o melhor, economizando dinheiro público e fazendo um pouco a mais”, disse Sadan.

O prefeito Daniel Kothe, por sua vez, disse da satisfação em contar com a grande presença da comunidade. Kothe destacou, em sua fala, as diversas ações da administração, em todas as áreas, com os principais avanços em cada setor nos três anos de mandato.

“Construímos o Orçamento Participativo, tendo uma acolhida muito grande nas comunidades, e conseguimos desta forma contemplar a todos de forma igual, fazendo com que as pessoas façam parte e ajudem a decidir. Com o apoio dos vereadores, construímos uma política pública universal, onde todas as comunidades têm acesso aos recursos públicos. Outro diferencial do programa é a unidade que vocês criaram nas comunidades, onde as pessoas discutem juntas e planejam os investimentos, valorizando o que o município repassa através do OP e a contrapartida que a comunidade investe”, disse o chefe do executivo.

Delegados destacam importância do OP

Em 2013, o quando o Orçamento Participativo foi implantado, a assembleia geral do programa reuniu 84 delegados; já em 2014, este número quase dobrou, saltando para 145 delegados; e neste ano, foram 154 representantes eleitos pelas comunidades e bairros.

Em 2016, serão 25 comunidades contempladas, mais 03 bairros, o que somará um investimento de R$ 140 mil, descentralizado diretamente às comunidades.

Conforme destaca Erio Henz, morador da Linha Itapé, estes recursos são importantes para a comunidade fazer melhorias em sua infraestrutura. “Com a união de todos, estamos nos fortalecendo. Com estes recursos do OP, conseguimos melhorar as instalações da nossa comunidade, oferecendo um espaço melhor aos visitantes e aos próprios moradores locais”, disse.

Representando a Linha Santa Catarina, a moradora Maria Lourdes Morschel também falou da importância dos recursos. “Nossa comunidade melhorou muito com o OP, pois se não tivéssemos esse dinheiro, seria difícil recuperar nosso salão, que foi afetado pela inundação”, destacou.

A moradora do Bairro Palmeiras, Nair Sehn, falou das melhorias que serão realizadas no local, que pelo primeiro ano, será beneficiado com recursos do OP, destacando a importância deste programa. “Com certeza, com estes recursos, vamos melhorar um espaço que já está bom. Este programa é uma maneira de atender mais dignamente as comunidades, e com certeza todas têm alguma melhoria a ser feita e esse recurso vem em boa hora”, concluiu.

A ordem de atendimento das comunidades e bairros, para 2016, ficou assim definida:

Fevereiro – Bairro Morada do Sol III; Linha Araçazinho; Linha Guabiroba; Linha Jacutinga; Linha Tigres.

Março – Flamengo; Linha Fátima; Linha Solteiro; Bairro Boa Vista; Bairro Palmeiras.

Abril – Linha Santa Catarina; Linha Nossa Senhora Aparecida; Linha Santo Afonso; Linha Lageado Pedro; Linha São Carlos.

Maio – Linha Jacutinga Alta; Linha Taipas; Linha Jaboticaba; Linha São Luiz; Linha Itapé.

Junho – Linha Coxilha; Linha Alto Maipú; Distrito de Juvêncio; Linha Santo Antão; Linha Alto Solteiro.

Julho – Cruzeiro; Linha Santa Terezinha; Linha Araçá.